Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Economia
>
Recuperação
Indústria regional cria 770 postos de trabalho no bimestre
Yara Ferraz
Do Diário do Grande ABC
15/03/2018 | 07:14
Compartilhar notícia


A indústria do Grande ABC está começando a dar sinais de recuperação. No primeiro bimestre, o segmento criou 770 postos de trabalho, sendo 200 deles no mês passado. Um ano atrás, para se ter ideia, 700 profissionais haviam perdido o emprego somente em fevereiro. Os dados foram divulgados ontem pelo Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo).

“Conversamos com algumas empresas que já voltaram a realizar contratações. Mesmo assim, ainda é um crescimento bem tímido. Estamos longe de recuperar o que perdemos, apesar de esperarmos dados mais positivos para este ano”, afirma Cláudio Barberini Junior, diretor titular do Ciesp de São Bernardo.

De fato, no acumulado de 12 meses, o ramo industrial do Grande ABC ainda amarga a perda de 3.700 vagas. Se considerarmos somente os dois primeiros meses deste ano, a situação é melhor do que nos dois primeiros meses de 2017, quando o saldo para o período havia sido de 500 postos de trabalho encerrados, diferentemente dos 770 gerados neste ano.

São Bernardo foi a cidade que mais criou oportunidades na região: 600 vagas no bimestre, sendo 100 no mês passado. O setor que puxou o resultado foi o de produtos alimentícios (2,27%). Segundo Barberini, apesar da recuperação de diversos setores da indústria, o que ajudou nos números, outros ainda permanecem parados e sem previsão de contratação. “No último mês tivemos a recuperação dos fornecedores e do próprio setor automobilístico. Agora temos melhora na demanda por parte das empresas de alimentos e de embalagens. Porém, a construção civil ainda está parada”, comentou.

Em janeiro deste ano, o saldo de vagas chegou a 650 postos, sendo o melhor registro para as sete cidades no período de quatro anos e meio. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.