Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

12 curiosidades sobre Caldas Novas, em Goiás
Por Thalita Ribeiro
Do Rota de Férias
07/03/2018 | 17:45
Compartilhar notícia


As águas termais da região de Goiás são um convite e tanto para passeios relaxantes durante as férias. Seja em família ou a dois, há atrações para renovar as energias e aproveitar do clima local. Entre as cidades mais turísticas da região está a famosa Caldas Novas.

LEIA MAIS:6 ATRAÇÕES HISTÓRICAS PARA CONHECER EM SALVADOR
BOA GASTRONOMIA E BELAS PAISAGENS EM CACÚN, MÉXICO

Atrações no Cerrado

Caldas Novas é nacionalmente reconhecida por seu crescimento nos negócios que envolvem o turismo. A cidade carregou por anos a alcunha de “destino da terceira idade”, entretanto, o público que a procura hoje é bem variado.

Uma farta agenda de shows e festivais, por exemplo, agrega as atrações dos estabelecimentos da região. Para se ter uma ideia, a cidade recebe cerca de quatro milhões de pessoas por ano.

Passeios históricos e boa gastronomia compõem o leque de atrativos locais, além das famosas águas termais. Mais do que serem relaxantes, elas podem ajudar em tratamentos médicos. A temperatura nas piscinas naturais varia naturalmente entre 30ºC e 60ºC.

Caldas Novas é um destino que acaba sendo procurado o ano todo, por conta do clima quase sempre propício a atividades ao ar livre. Em feriados prolongados e férias escolares, o local acaba ficando mais lotado, assim como outras rotas brasileiras.

Seja adulto ou criança, os visitantes se divertem bastante nos parques aquáticos presentes em Caldas Novas. Para quem vem por Goiânia, capital do estado, uma viagem de aproximadamente 2 horas de carro é o suficiente para chegar ao reduto das águas termais.

Curiosidades sobre Caldas Novas

Como uma das principais fontes de renda da economia local é o turismo, há diversas opções na rede hoteleira. O diRoma é um deles e conta com 12 empreendimentos em Caldas Novas, todos eles com uma série de atividades de lazer.

Bateu aquela vontade de conhecer o local? Então confira este álbum com 12 curiosidades sobre Caldas Novas, levantadas pelo grupo hoteleiro:

  • Caldas Novas é conhecidas no Brasil como capital das águas quentes. Trata-se do maior manancial termal do mundo
  • Crédito: Divulgação
    Alguns bares ficam em plena água termal
  • Crédito: Wikimedia/Adrian Michael
    As águas termais da região foram descobertas em 1722, por Bartolomeu Bueno da Silva, em busca de pedras preciosas
  • As águas termais podem contribuir para a dilatação no corpo. Dessa forma, não são recomendadas a gestantes
  • Crédito: Divulgação
    Monumentos inspirados em banhos romanos são uma das atrações locais
  • Crédito: Divulgação
    A temperatura das águas vindas da Lagoa de Parapitinga emergem entre 34º e 58º
  • Crédito: Divulgação
    As piscinas costumam ser abastecidas com águas termais, como as que ficam no hotel diRoma
  • As águas termais são naturalmente aquecidas pela temperatura vinda do centro da terra
  • Cerca de 15 mil m³ de água são bombeadas nos mais de 80 poços em atividade na cidade
  • Crédito: Divulgação
    No Hotel Roma, foi instalada uma torneira de água “quente-fria”, que preserva as propriedades, para o consumo entre os hóspedes
  • Crédito: Visualhunt.com
    Minerais e oligoelementos presentes nas águas de Caldas Novas são indicados como coadjuvantes em tratamentos de problemas reumáticos, digestivos e metabólicos
  • Ao contrário do que algumas pessoas imaginam, as águas termais de Caldas não tem origem vulcânica



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.