Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

O que é Vero? Conheça a rede social que proíbe publicidade no feed
Bianca Bellucci
Do 33Giga
06/03/2018 | 10:46
Compartilhar notícia


A Vero é a rede social do momento. Chamada também de novo Instagram ou novo Facebook, a plataforma oferece como diferencial um feed livre de publicidades e com posts exibidos em ordem cronológica. De acordo com os criadores, a ideia é criar uma experiência “sem o falso senso de conexão que nos deixa mais solitários do que nunca”. Disponível para Android e iOS, é gratuito – por enquanto.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

O que é a Vero?

Criada em 2015, a Vero só começou a fazer sucesso recentemente. No final de fevereiro, o aplicativo chegou a ocupar o primeiro lugar da App Store norte-americana e a terceira posição na loja de apps do Google. Um dos maiores motivos para a ascensão da rede social são as mudanças adotadas pelo Facebok. A ideia de priorizar posts de amigos e parentes, além de veículos de notícias, tem tirado a liberdade dos usuários escolherem o que querem ver.

Essa nova rede social traz dois diferenciais que batem de frente com as mudanças aplicadas por Mark Zuckerberg. O primeiro deles é o fato de organizar cronologicamente as publicações do feed. Enquanto cada vez mais serviços apostam em algoritmos para filtrar o que é melhor para o usuário, a Vero não vai tentar decidir o que é melhor ou pior.

A outra medida é em relação à publicidade. Os criadores da Vero prometem nunca ter anúncios na plataforma. De acordo com um manifesto publicado na página oficial do app, a ideia da rede social é que os negócios conquistem clientes e não anunciantes. A postura também desencoraja práticas de coletas de informações, aqueles famosos testes de entretenimento que coletam dados e vendem para terceiros.

Como usar?

Para se tornar usuário da Vero é bem simples. Basta fazer o download do aplicativo em seu aparelho Android ou iOS e informar nome, e-mail e número de celular. A rede social enviará um código via SMS para liberar a conta. A partir daí você já está habilitado para usar a mídia.

Por não ser vinculado a outras redes sociais, a Vero indica amigos de acordo com os números telefônicos que estão cadastrados na sua agenda. Durante os testes do 33Giga, pouquíssimas pessoas foram sugeridas. Isso porque o aplicativo ainda não é muito popular em terras tupiniquins.

Com visual elegante e intuitivo, além de publicar fotos e vídeos, o usuário pode postar links e recomendar músicas, livros, filmes e lugares. Ainda é possível classificar privadamente os contatos em “amigos próximos”, “amigos” ou “conhecidos”, e enviar e receber mensagens das suas conexões.

Gratuito até quando?

Para conquistar uma fama rápida, a Vero escolheu a seguinte estratégia: a rede social seria gratuita apenas para o primeiro milhão de usuários. Quem quiser se registrar depois, terá que pagar uma anuidade.

O problema é que, com o sucesso repentino do aplicativo, a Vero rapidamente atingiu o número e passou a ter algumas instabilidades. Para não prejudicar os novos usuários, a rede decidiu liberar gratuitamente o acesso por tempo ilimitado. Em um comunicado publicado na página oficial, os criadores disseram que o serviço ainda vai ser cobrado, mas não há data ou preço.

Leia mais
Bons para redes sociais, veja 7 smartphones que custam até R$ 500
Descubra quais são as celebridades mais influentes das redes sociais
Orkut, MySpace e outras redes sociais que fizeram sucesso e desapareceram

Aproveite a onda da rede social alternativa ao Facebook e ao Instagram para conhecer outros aplicativos de namoro que vão muito além do Tinder:

 
 
 
<
>



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.