Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Domingo, 12 de Maio de 2024

Setecidades
>
Criminalidade
Homicídios crescem 50% no Grande ABC

Foram 21 óbitos em janeiro, contra 14 no mesmo mês de 2017; furto de veículo teve alta de 11%

Daniel Macário
Do Diário do Grande ABC
24/02/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


 Dados divulgados pela SSP (Secretaria da Segurança Pública) do Estado ontem revelam aumento de 50% no número de vítimas de homicídio na região em janeiro na comparação com o mesmo mês de 2017. Juntos, os sete municípios registraram 21 óbitos. No ano passado foram 14. A realidade do Grande ABC vai na contramão do Estado – que registrou 10% de queda neste tipo de crime – e da Capital – que manteve seus indicadores.

O destaque negativo ficou por conta de São Bernardo, que registrou oito óbitos no mês passado, o que representa praticamente um terço das vítimas fatais de homicídio no Grande ABC. Na sequência aparecem Mauá (cinco), Santo André (quatro), Diadema (três) e Ribeirão Pires (um). São Caetano e Rio Grande da Serra não tiveram registros.

Segundo o balanço da SSP, casos de furto de veículos também apresentaram alta de 11,28% na região. Foram 736 ocorrências em janeiro de 2017, contra 819 no mês passado.

Nos resultados positivos, destaque para a queda de 27,01% no roubo de veículos. Os casos passaram de 870 para 635 no período analisado. Segundo a Polícia Militar, tal indicador foi “fruto do desempenho de operações como Força Total, Força Metropolitana e Cavalo de Aço, com ênfase para os locais em que mais se registram roubos e para a apreensão de armas e veículos irregulares, que geralmente são empregados nos crimes violentos contra o patrimônio”.

Roubo e furto em geral também apresentaram queda, de 12,32% e 4,48%, respectivamente, na região.

RESULTADOS

De acordo com a Polícia Militar, durante o mês de janeiro agentes da corporação realizaram 38.039 buscas pessoais, resultando em 276 prisões em flagrante delito, apreensão de 23 armas de fogo, 47 menores apreendidos e 601 veículos recuperados.

“Destacamos também as medidas de intensificação de operações como Madrugada Segura, Força Total, Força Metropolitana Regional, Força Metropolitana Simultânea Integrada (união das forças de Segurança), Cavalo de Aço, com ênfase para os locais em que mais se registram esses delitos”, explica, em nota, a PM.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.