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Pronto para disputa
Chamou para a briga

Fiat Cronos desafia os seus concorrentes no segmento dos sedãs compactos

Por Nilton Valentim
Do Diário do Grande ABC
Enviado ao Rio de Janeiro
23/02/2018 | 11:39
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Divulgação


A Fiat entrou com força total na concorrida disputa dos sedãs compactos. A montadora apresentou ontem o Cronos, que promete desafiar a concorrência neste segmento, responsável por 22% de todas as vendas de carros no País. Para isso, aposta em três pontos: conforto, esportividade e, principalmente, preço. O carro varia entre R$ 53.990, versão de entrada – com motor 1.3 e câmbio mecânico –, e R$ 69.990, a top de linha – com propulsor 1.8 e câmbio automático.

A marca de origem italiana, na apresentação do carro, ‘deu nome aos bois’ e, sem medo, apontou quem serão os adversários a serem batidos pelo Cronos. São eles: HB20s, Prisma e, principalmente, o VW Virtus, que também acaba de chegar ao mercado. “Entramos sim na briga pela liderança do mercado de sedãs médios’, afirmou Herlander Zola, diretor da empresa. 

O Cronos chega com cinco versões, dois tipos de motores (1.3 e 1.8) e três versões de câmbio – manual, automático e automatizado. A equipe do Diário rodou com a versão Precision 1.8 por cerca de 100 quilômetros nas ruas do Rio de Janeiro. Logo de cara, chama atenção a central multimídia, com tela de 7 polegadas no centro do painel. Os instrumentos ficam bem à mostra e são fáceis de visualizar. Segundo a Fiat, o posicionamento foi pensado de forma que o motorista possa ter as informações de maneira objetiva, sem ter de mover o tronco, evitando desgaste desnecessário.

Para manter o motorista conectado, o carro traz, desde a versão de entrada, volante com botão que permite a utilização por voz de aplicativos Waze, WhatsApp e Spotfy. Basta o motorista fazer leve pressão no dispositivo e falar para o carro o que deseja fazer, como responder mensagem, escolher música ou definir a rota a seguir.

Aliás, a gama de equipamentos oferecida desde a verão de entrada chama atenção. Vem com direção elétrica, trava elétrica, chave com telecomando, rádio com conexões Bluetooth e USB, computador de bordo, volante com comandos de rádio e telefone, display TFT de 3,5 polegadas e alta resolução no painel de instrumentos, pontos isofix, sistema iTPMS de monitoramento da pressão dos pneus, ajuste de altura do banco do motorista, sistema ESS (sinalizador de frenagem de emergência), cintos de segurança de três pontos para todos os ocupantes traseiros, apoio de cabeça central traseiro e volante regulável em altura. Só faltou vidro elétrico também para as portas traseiras. Em movimento, o carro se comportou bem. Foi ‘ixperto’ (como dizem os cariocas) quando exigido. Nas manobras, a câmera de ré dinâmica, que mostra a trajetória que o carro irá realizar, se mostrou bastante útil.

O visual também merece destaque. Apesar de derivado do Argo, o sedã tem frente diferenciada, que o deixa com cara mais agressiva que a do irmão mais velho. Mas é no quesito ‘menos é mais’ que a Fiat espera que o Cronos leve vantagem sobre os concorrentes. Todos os espaços foram aproveitados da melhor maneira possível, para que ele tenha o maior porta-malas da categoria, com 525 litros – o do Virtus comporta 521 – e, segundo a montadora, oferece o maior espaço para as pernas do segmento.

A briga será boa, e qualquer detalhe faz a diferença. Por isso, é bom a Fiat também ficar atenta, pois durante o test drive no Rio, o Cronos foi confundido com outro sedã, que nem foi citado pelos representantes da marca como concorrente. “Ficou bem bonito esse novo City”, falou um senhor, acreditando que se tratava do três volumes da Honda.

Na próxima semana, o Cronos já estará nas concessionárias. Quem procura um sedã, pode avaliar mais essa possibilidade. (O jornalista viajou a convite da Fiat)

Nos testes, carro rodou 8 milhões de km

Antes de chegar ao mercado, o Cronos atravessou maratona de testes e avaliações. O projeto passou pelas mãos de 600 engenheiros, que utilizaram 60 softwares de desenvolvimento.

Depois de sair da prancheta, foi para o simulador, onde todas as situações foram testadas antes de colocar o sedã para andar. Quando ficou pronto, o carro rodou cerca de 8 milhões de quilômetros.

No quesito segurança, o Cronos também já é bem ‘rodado’. Nos testes de colisão frontal, lateral e de traseira, foram utilizados 40 carros em crash tests.

Tudo isso para oferecer carro que atendesse as expectativas do consumidor deste tipo de automóvel que, segundo a Fiat, na hora da compra, leva em consideração design, potência do motor, conforto, segurança e custo-benefício.

As pesquisas mostraram que o comprador dos sedãs médios geralmente são homens, com idade entre 35 e 50 anos, com filhos e que possuem único carro. Portanto, o modelo escolhido tem de ser multifuncional. 




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