Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Tecnologia
>
Nuvem
Conheça os melhores serviços de armazenamento e segurança de arquivos na internet

Companhias não param de lançar atualizações a fim de conquistar e reter os usuários

Por Da Redação, com assessoria
Do 33Giga
19/02/2018 | 12:38
Compartilhar notícia


Embora os serviços de armazenamento na nuvem estejam popularizados, ainda há muita desconfiança quanto à segurança dos arquivos e informações que são depositadas em servidores ao redor do planeta. Normalmente, os usuários não fazem ideia de sua localização física e nem quem são seus administradores. Eventos como os vazamentos de fotos íntimas de famosos ainda depõem contra esses serviços e afastam os mais receosos.

Porém, as companhias não param de lançar atualizações a fim de conquistar e reter usuários, oferecendo mais comodidade e segurança em seu ambiente virtual. Conheça a seguir alguns serviços de armazenamento e segurança de arquivos na internet separados por Rodolfo da Silva Avelino, coordenador do curso de pós-graduação em Cloud Computing da Faculdade Impacta.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

OneDrive

O OneDrive sempre foi criticado devido ao seu limite de sincronização, que só permite o envio de arquivos com até 2 GB. Após os engenheiros da Microsoft anunciarem que estavam trabalhando nessa limitação, alguns usuários notaram que arquivos maiores que estavam em suas pastas do OneDrive passaram a sincronizar com a nuvem. Representantes da companhia anunciaram que a atualização ainda não está disponível para todos, pois o trabalho ainda está em progresso, mas que em breve será anunciado o novo limite de capacidade da nuvem do OneDrive.

Dropbox

Talvez hoje o serviço mais popular de Cloud Computing no mundo, o pioneiro Dropbox lançou um conjunto de atualizações e upgrades para beneficiar os usuários de sua versão paga. Por apenas US$ 9,99 ao mês, os clientes terão acesso a 1 TB de espaço. Novas medidas de segurança também foram implantadas: agora os usuários poderão colocar senhas e data de validade em seus links compartilhados e novas regras de permissão dirão se o arquivo poderá ser somente visualizado ou também alterado. A novidade mais interessante é a possibilidade de controlar sua conta em outros aparelhos, o que permitirá que, em caso de perda do dispositivo ou roubo, o usuário desconecte a pasta do Dropbox de um dispositivo remoto e delete todos os arquivos do aparelho roubado.

Sync

A maior novidade nos serviços de armazenamento de arquivos na nuvem vem da empresa de compartilhamento via torrente, BitTorrent. O Sync, ao contrário dos programas que exigem que os usuários armazenem seus arquivos em um servidor terceirizado na nuvem, é uma ferramenta mais rápida e que elimina esse contratempo. Seu funcionamento é simples: o usuário compartilha seus arquivos por meio de seus próprios dispositivos, sem um contato real com nenhuma nuvem.

A versão mais recente do Sync permite o compartilhamento de arquivos e pastas com outros usuários com uma simples URL, que leva para uma página de download. Desse modo e sem o envolvimento de terceiros, é possível ter controle total para onde seus arquivos vão e como são usados – graças ao sistema de permissões, que tanto dita se o documento pode ser editado quanto quais dispositivos podem acessá-lo.

Leia mais
Entenda a diferença entre memória de armazenamento e RAM
Pesquisa: 25% do espaço do seu celular está ocupado com coisas inúteis – e você sabe disso
Com um toque, otimize as fotos do iPhone e ganhe espaço no armazenamento

No álbum, você confere todos os eletrônicos já testados pelo 33Giga:

 
 
 
  • Testamos: por R$ 330, caixa de som Pulse é resistente à água e dura mais de cinco horas
<
>



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.