Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Diarinho
>
Tira-dúvidas
Por que as pessoas engasgam?
Por Tauana Marin
Diário do Grande ABC
18/02/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


Todo mundo já engasgou, ao menos, uma vez na vida. Isso acontece por diferentes motivos, como problemas na deglutição (quando o alimento é engolido por nós), por mastigarmos pouco e os alimentos ficarem presos no ‘meio do caminho’ até o estômago e por conta de gripes e resfriados, uma vez que estes últimos acabam ‘entupindo’ o nariz e afetando a mastigação.

O excesso de saliva na boca também pode ser citado como uma das causas, mas esse tipo de problema é mais comum em bebês, que ainda não possuem coordenação necessária no momento da deglutição. O problema também resulta de uma falha na laringe, órgão localizado na garganta, responsável pela emissão de sons.

CUIDADOS - Apesar de ser algo aparentemente simples, o engasgo pode nos deixar sem ar, com dificuldades de respirar. Nesses casos, é preciso que as pessoas que estejam por perto façam a chamada manobra de Heimlich: posicionar o indivíduo em perigo de barriga para baixo e pressionar as costas, induzindo a tosse para expelir o objeto da traqueia que complica a respiração. Esse movimento, considerado o melhor método para quem não está no hospital, ajuda a pessoa a colocar para fora aquilo que está impedindo de respirar, já que ficam obstruídas (fechadas) as vias aéreas. Isso pode acontecer devido a pedaços de comida (como grãos de feijão, milho e amendoim) e bebidas (caso do leite). Qualquer objeto estranho não deve ser colocado na boca. Ao ocorrer qualquer tipo de problema que envolva dificuldade em respirar, a emergência deve ser acionada imediatamente.

Quando os engasgos se tornam frequentes é sinal de que algo mais sério pode estar acontecendo. Um exemplo é a esofagite eosinofilica, motivada por ocorrência noturnas e que representam inflamação do esôfago (tubo que liga a faringe ao estômago, onde acontece a digestão dos alimentos). Para ser realizado o tratamento adequando, um médico deve ser consultado.

Vale lembrar que o engasgo é bem diferente do soluço, que geralmente está relacionado à irritação do nervo frênico que atua no diafragma – músculo esquelético principal responsável pela respiração humana. O soluço acontece quando ingerimos grandes volumes e isso pode levar à irritação.

Levantar os braços quando há o engasgo pode ajudar, sendo que o ato aumenta a caixa torácica (onde ficam pulmões e coração) e auxilia a desentupir as vias aéreas

Consultoria de Thiago Gara, pediatra do Hospital e Maternidade São Luiz – unidade São Caetano.

Pergunta de Alex Cassin dos Santos, 9 anos, de São Caetano.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.