Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Terça-Feira, 23 de Abril de 2024

Turismo
>
Música
Festivais pelo mundo

Eventos musicais, gastronômicos e artísticos são opções para conhecer a cultura de cada local

Miriam Gimenes
15/02/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


 Festivais são pura energia. E isso independe do território em que ele é feito. O que difere, de um para outro, é que cada qual forma uma atmosfera de acordo com os costumes do país-sede, o que acaba os tornando um ótimo termômetro para conhecer a cultura local.

E neste ano opções não faltam para tanto. De música clássica a eventos que arrastam multidões, de gastronomia a artes visuais, seis festivais são opções para quem quer ter este tipo de experiência. O primeiro deles será em Eilat, um dos principais destinos de praia de Israel, que recebe o Winter Red Sea Jazz Festival, de 22 a 24 deste mês.

O festival apresenta combinação fascinante de cultura local israelense, juntamente com jazz mundial em toda a sua diversidade – do clássico passando pelo bebop, hard bop e New Orleans, o jazz rock e outras variações. A programação inclui colaboração especial para o evento entre Gabriel Grossi, brasileiro considerado um dos maiores representantes de harmônica (gaita) no mundo, a percussionista Joca Perpigan e o guitarrista Marcelo Nami, músicos israelenses que nasceram no Brasil, além de diversos artistas do gênero reconhecidos mundialmente.

Já em março, o festival é gastronômico. Entre os dias 16 e 25 ocorre o Melbourne Food and Wine Festival, uma celebração anual que reúne profissionais e fornecedores de todo o Estado de Victoria. Mais de 250 mil comensais se reúnem em Melbourne, Capital de Victoria, para uma programação deliciosa, com cerca de 200 eventos, entre degustações, atrações abertas ao público, menus especiais em restaurantes estrelados e chefs renomados fazendo comida de rua.

Em abril, o Coachella Valley Music & Arts Festival, realizado em Indio, na Califórnia, terá inúmeras atrações musicais, oferecerá experiências gastronômicas e intervenções artísticas. Eclético, o line-up desse ano é liderado por Beyoncé, The Weekend e Eminem. Além dos dois fins de semanas de shows, há muitas atividades e eventos na região de Palm Springs.

Dos dias 26 de maio a 16 de junho, será realizado o Vivid Sydney, um festival anual de iluminação com instalações e projeções de luz imersiva em Sydney, na Austrália. Parte do festival de iluminação também inclui performances de músicos locais e internacionais e um fórum de intercâmbio de ideias com palestras públicas e debates de líderes criadores.

Em junho, começa a temporada dos tradicionais festivais de verão na Europa. Na Holanda, o Pinkpop, o mais antigo festival anual do mundo, ocorre de 15 a 17 de junho e continua com sua tradição de levar grandes nomes da música, além de artistas alternativos da cena europeia. Foo Fighters, Pearl Jam e Bruno Mars já foram confirmados como headliners. O festival é realizado em Landgraaf, no sul do país, e disponibiliza espaço para camping para até 50 mil pessoas.

Já no Centro de Haia, a 60 quilômetros de Amsterdã, de 7 a 18 de junho, será realizado o Festival Classique. É uma oportunidade única para desfrutar de performances do gênero, ao mesmo tempo em que descobre a arquitetura única e histórica da cidade. O coração do festival é o palco Hofvijver, uma estrutura separada da audiência que flutua na lagoa ao lado dos impressionantes edifícios do parlamento. O objetivo do evento é tornar a música clássica acessível a todos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.