Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Inteligência artificial em RH
Do Diário do Grande ABC
06/02/2018 | 12:26
Compartilhar notícia


Artigo

De um ano para cá, fala-se muito no setor de RH (Recursos Humanos) sobre IA (Inteligência Artificial), conjunto de programas de computador que aprendem a tomar decisões para auxiliar na resolução de problemas. Assim como o termo growth hacking (estratégia de marketing) foi muito usado há dois anos em marketing, o futuro do trabalho e do recrutamento e o papel dos robôs nesse futuro estão ‘na ordem do dia’. Diversas perguntas surgem quando tentamos visualizar o que vem pela frente, às vezes influenciados pelos filmes de ficção científica.

Os trabalhadores serão substituídos por robôs? Eles serão tão eficientes a ponto de os humanos se tornarem dispensáveis? São dúvidas cada vez mais reais na comunidade de RH, e o fato é que a IA (Inteligência Artificial) já está transformando a forma como nos relacionamos com o trabalho. Isso não invalida a necessidade de pensamento humano, mas significa que as nossas atividades estarão cada vez mais vinculadas às máquinas. A IA depende de modelo predeterminado, estruturado por pessoas com a experiência e as habilidades necessárias.

No entanto, é preciso saber que nem tudo que a mídia divulga sobre o assunto é verdade. Atenção às empresas que comunicam a aplicação dessas tecnologias sem comprovações. Busque saber mais, questione a ética no uso das informações, descubra quais resultados foram realmente alcançados. É preciso tempo para que o uso de tecnologias relacionadas à IA consolide-se. Discute-se muito sobre a substituição da mão de obra. É preciso lembrar que o computador surgiu para substituir a máquina de datilografar, e, o carro, para substituir os cavalos. Novas tecnologias transformam as atividades humanas. Mas, segundo estudo da Tata Consultancy Services, empresas que já utilizam IA com sucesso acreditam que ela vai triplicar os postos de trabalho. Gestores serão cada vez mais importantes para construir estratégias, estabelecer relacionamentos de negócios e desenvolver pessoas. Profissionais de gerenciamento de máquinas, estatística, engenharia de dados, engenharia de processo e qualidade da informação serão muito demandados.

É fundamental que o RH se alie ao machine learning (conjunto de sistemas), a fim de ter acesso às informações e aos insights (intuições) necessários para conseguir atrair e reter os melhores talentos. Nem sempre o melhor candidato é o que se graduou na melhor universidade, é fluente em três línguas, tirou a melhor nota nos testes de lógica e foi o melhor nas dinâmicas de grupo.

A IA chegou para facilitar o nosso dia a dia, mas não faz isso sozinha. Os bons resultados só serão possíveis com o trabalho de RH estratégico em conjunto com as áreas de gestão, tecnologia e negócio. Então, mãos na massa!

Mariana Dias é CEO e cofundadora da plataforma de recrutamento e seleção Gupy.

Palavra do leitor

Desrespeito
Digo ao nosso prefeito Paulo Serra que nossa cidade virou local como o bairro do Brás, na Capital, com camelôs por todo o município e sem controle algum da Prefeitura e da Vigilância Sanitária. Vergonha. E tudo isso começou não faz muito tempo. Bagunça e desrespeito ao comércio oficial, que paga seus impostos. Santo André nunca foi assim, sempre tivemos Centro e comércio organizados. Enfim, prefeito, cada dia uma notícia ruim, seja na Saúde, no transporte e, agora, no IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). Que decepção, prefeito!
Mauricio Goduro
Santo André

Ministério do Trabalho
A insistência na indicação de Cristiane Brasil para o Ministério do Trabalho, conhecida apenas por se filha de Roberto Jefferson, que denunciou o Mensalão porque alguns de seus interesses pessoais, políticos e financeiros foram contrariados, chega ao ridículo e mostra mais uma vez a podridão existente nas entranhas do governo. O que essa moça, com currículo fraquíssimo e caráter duvidoso, pode acrescentar a um ministério, a não ser atender aos interesses de Michel Temer e acrescentar alguns votos para satisfazer o desejo do presidente em querer reformar a Previdência, sem, de fato, combater as verdadeiras causas do problema, os privilégios, roubos, desvios e sonegações? Faz mais de um mês que o cargo está vago e, pergunto, alguém sentiu falta do ministro(a)? A bem da verdade, a maioria dos ministérios atualmente é de meros cabidões de emprego, ocupados por figuras insignificantes, e servem apenas para acomodar apaniguados de caciques políticos e partidecos de aluguel, quando deveriam ser ocupados por pessoas gabaritadas e com relevantes serviços prestados na área de atuação.
Mauri Fontes
Santo André

UBS Utinga
Quero parabenizar a UBS (Unidade Básica de Saúde)Utinga, em Santo André. Vemos que demanda de pacientes é grande, mas a unidade está atendendo com precisão a população de vários bairros de nossa cidade. Está localizada em uma área verde linda – das mais bonitas do bairro –, possui uma equipe top, recepção, médicos, enfermeiros, agentes de Saúde, odontologia, pós-consultas, um encarregado técnico e uma encarregada administrativa, além do pessoal da limpeza. O que é bom devemos elogiar, sim. Parabéns
Antonio Carlos de Souza
Santo André

Blocos de rua!
Com a proliferação e aumento de participantes nos blocos de rua em São Paulo e Rio de Janeiro, será que a história das tradicionais escolas de samba está com os dias contados? Porque, além de caríssimas, necessitam de patrocínio do Estado e até do crime organizado. O povo quer se divertir e ficar sentado em arquibancadas vendo apenas certa elite dançar cansou. Bem-vindos e aplausos aos blocos de rua!
Beatriz Campos
Capital

Omissão
Neguem o quanto quiserem, mas há, sim, um poder paralelo agindo no País. Poder criminoso, muito bem armando e organizado. Por enquanto ainda disperso. Mas, a continuar essa inoperância da nossa Justiça, não demora estaremos votando para eleger o presidente desse poder. Sem e com ironia, por favor!
José Marques
Capital

Radares...
Em São Bernardo, os motoristas estão mais que habituados à fiscalização de velocidade por radares nas vias. O posicionamento dos aparelhos, no entanto, é motivo de constantes preocupações. Condutores temem receber multas inesperadas, devido aos equipamentos ‘escondidos’. E, agora, uma inovação na arte da multa: colocaram agentes de trânsito sem uniforme e com veículo da fiscalização sem placa para multar os tidos infratores na Estrada dos Alvarenga, onde a situação já é trágica devido às intervenções. E o que é pior, normalmente não tem agentes de trânsito para orientar os motoristas e tentar melhorar o fluxo. Mas a engenharia da multa é constante. Quando os aparelhos são ‘escondidos’ a função deles passa a ser meramente arrecadatória, sem cumprir sua finalidade educativa e fiscalizatória. A Prefeitura coloca radares em locais que não têm tanto esses riscos (de acidentes), sem fazer estudo antes. Aí não é fiscalizar, é arrecadar! Pode ver pela quantidade de novos radares instalados na cidade. Devo lembrar ao prefeito que fez campanha condenando a indústria de multas no trânsito. Mas agora é adepto da prática?
Luizinho Fernandes
São Bernardo 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.