Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sábado, 20 de Abril de 2024

Diarinho
>
Tira-dúvidas
Como são feitas as camisetas?
Tauana Marin
Diário do Grande ABC
04/02/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


A confecção da camiseta começa no momento em que estilistas, modelistas ou designers (profissionais que desenham roupas) criam peças conforme as tendências e estações. Só então é dado início ao processo. Para isso, é preciso comprar o fio da malha (que pode vir do algodão, linho, ou poliéster, este último uma resina sintética) que será utilizada na fabricação. Itens como botões e zíperes podem complementar o processo caso seja necessário.

Quando o fio escolhido chega na indústria, ele vai para a malharia e se transforma em matéria-prima em estado ‘cru’. De lá, o produto segue para a tinturaria, passando por processo de tratamento onde as impurezas são retiradas. Os passos seguintes incluem a peça ser tingida para ganhar cor e passar por acabamento, no qual a roupa recebe aditivo amaciante e é secada. É preciso lembrar que, caso a camisa seja estampada, ela ainda passa por outra etapa específica para que o desenho seja fixado na roupa.

Quando o tecido está pronto, ele vai para a área de corte. Um laser é responsável por dar forma para a camiseta.
Com os cortes separados por kit (peitoral, mangas, golas e punhos), a costura começa a juntar todas as partes. É também nessa seção que a roupa recebe botões, etiquetas e bordados, se necessário. Equipe de qualidade ainda verifica se o produto não tem defeitos antes que a roupa seja dobrada e empacotada, seguindo às lojas.

Para se ter ideia, atualmente, leva-se sete horas para se produzir rolo de 150 quilos de malha – o necessário para fabricar 600 camisetas. Antes da industrialização, todas as etapas eram feitas de forma manual, da colheita do algodão até o manuseamento das máquinas de costura. O surgimento de tecidos criados em laboratório também marcou a evolução da indústria da moda.

Com o uso da nanotecnologia (que trabalha em escala do tamanho de átomos ou moléculas) é possível encontrar no mercado calças que ajudam a hidratar a pele e camisetas e blusas capazes de reduzir a transpiração durante atividade física;

Entre as novidades no mercado de camisetas estão itens que podem ser pintados pelo dono toda vez em que for lavada ou roupas que são capazes de proteger a pele dos raios do sol.

Consultoria de Taise Beduschi, gestora de Sustentabilidade do Grupo Malwee, uma das principais empresas de moda do País.

Pergunta de Rafaella Aida Pessegato, de 9 anos, de São Caetano.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.