Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Memória
>
Memória
Intercâmbio literário
Ademir Medici
27/01/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


O estúdio do DGABC TV se transformou, semana passada, numa festa da memória, com o encontro de autores que não se conheciam pessoalmente: a escritora Anna Stoppa, do Grande ABC, com sua assessora Nanci Farina e os bonecos dos seus livros voltados às crianças e aos adolescentes, e o casal de São Vicente Claudia Brino e Vieira Vivo.

Eles trocaram livros e contatos. Estabeleceram um intercâmbio. Uns assistiram à gravação dos outros, torcendo para que todos se saíssem bem. E foram ótimos. A grande foto não foi tirada: de frente das câmeras, víamos ao fundo uma pequena e atenta plateia – Claudia sentada ao chão, maravilhada.

Fizemos outra foto, ao final, do grupo que se reunia. Testemunhos de que coisas boas virão no campo da construção da memória e da literatura.Já está no ar a gravação da dupla de São Vicente – www.dgabc.com.br. Enquanto isso está sendo editado o programa com Anna Stoppa. Manteremos vocês informados.

Nas Ondas do Rádio


Rádio Bandeirantes AM (840) e FM (90,9) –

Memória. Segundo de uma série de quatro programas sobre o Carnaval. Produção e apresentação: Milton Parron.

Origens da Folia

Texto: Milton Parron

No início não era o Carnaval. Suas origens são discutidas por teóricos, curiosos, históricos, palpiteiros, intrometidos. Uns acham que o Carnaval surgiu entre os pastores de ovelhas muito antes de Cristo. Outros dizem que foi durante festas muito antigas.

Há uma verdade que é aceita pela maioria: os primeiros bailes de máscaras foram realizados na Europa durante a Idade Média.

Rádio Trianon AM (740) – Universal AM de Santos (810) – Especial com a diva do jazz Billie Holiday. Raras gravações com a sensível intérprete norte-americana. Produção e apresentação:

Ronaldo Benvenga. Amanhã, às 9h. Pela internet, sites: www.radiotrianon.com.br , www.quintaavenida.mus.br

grandeabcwebradio.com

Rádio ABC AM (1570) – Portugal Trilha Nova Rádio Show.

Caminha para o ano 52 (1966-2018). As mais belas canções portuguesas, por intérpretes de Portugal e do Brasil. E mais: notícias, futebol, histórias, memória. Toda a vitalidade do seu produtor e apresentador, Varela Leal, com a participação igualmente ativa da mulher e cantora, Mimi Varela. Amanhã, do meio-dia às 14h.

Diário há 30 anos

Quarta-feira, 27 de janeiro de 1988 – ano 30, edição 6660

Manchete – Constituição começa a ser votada hoje

Grande ABC – Chuvas provocam desabamentos e uma morte: menino morre afogado em Diadema.

Memória –  Excursionistas de Santo André visitam a Gruta Santa Luzia, em Mauá, no Dia de Natal de 1952. Uma foto é batida.

Polícia – Descoberto plano de fuga na cadeia de São Caetano.

Em 27 de janeiro de...

1763 – Brasil é elevado a vice-reino. Termina o chamado Governo Geral. Capital muda de Salvador (Bahia) para o Rio de Janeiro.

1918 –  O italiano Attilio Santarelli, no Brasil desde 1905, muda-se para São Caetano, onde montou um armazém de secos e molhados e, mais tarde, uma padaria na Rua Heloisa Pamplona. Seus descendentes seguiriam no ramo de cinemas.

O Brasil na guerra. Do noticiário do Estadão: a Secretaria da Agricultura comunica que o governo não se tem descuidado do problema da intensificação de imigração. Tem promovido a introdução de imigrantes a fim de facilitar braços à lavoura.

1973 – Inaugurado o monumento em homenagem ao imigrante italiano em Santo André, na Avenida Perimetral, obra do escultor Caetano Fraccarolli.

Cinco anos atrás, aqui em Memória, lembrávamos os dizeres postos ao pé do monumento, quando da sua inauguração. E sugeríamos que a frase fosse recuperada. Não o foi. E, com muito mau gosto, a Prefeitura lançou tintas não originais sobre os três ‘oriundis’.

1953 – Inaugurado, oficialmente, em Santo André, o Hotel e Restaurante Cavalo Branco, na Rua 15 de Novembro, esquina com a Avenida D. Pedro II, atual sede da Associação Comercial e Industrial de Santo André. Era seu proprietário o Dr. Hugo de Macedo.

Hoje

Dia da Elevação do Brasil a Vice-Reinado (1763)

Dia do Orador


Municípios Brasileiros

Celebram aniversários em 27 de janeiro:

Na Bahia, Itacaré

No Paraná, Lupionópolis

Em Minas Gerais, Pedro Leopoldo

Fonte: IBGE

Santos do Dia

Santa Ângela de Mérici (Bréscia 1470-1540) fundou a congregação das Irmãs Ursulinas, voltada à educação cristã das jovens.

Acervo: Canção Nova

Julião

Avito




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.