Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sábado, 20 de Abril de 2024

Tucanos devem bater asas do Paço de Mauá
Júnior Carvalho
23/01/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


As movimentações partidárias em período pré-eleitoral são capazes de enfraquecer apoios locais entre partidos que são aliados no município, mas que devem se enfrentar nas urnas em disputas de outras instâncias. Em Mauá, o PSDB tem vivido esse dilema há meses, com o discurso do prefeito Atila Jacomussi (PSB) voltado a fortalecer o projeto do vice-governador Márcio França (PSB) ao Palácio dos Bandeirantes. Torcedor da candidatura do prefeito da Capital, João Doria, à sucessão de Geraldo Alckmin (ambos do PSDB), o tucanato mauaense tem se incomodado cada vez mais com a contradição de manter adesão ao governo Atila – desde o segundo turno da eleição de 2016 – e ter de aturar o socialista exaltando França e cutucando Doria. Dizem que essa união está com os dias contados. Atualmente, o PSDB comanda as secretarias de Meio Ambiente, com Márcio Canuto, e de Promoção Social, com Rosi Ribeiro de Marco.

BASTIDORES

Enfim, a agenda

Após ver seu encontro com o prefeito de Diadema, Lauro Michels (PV), adiado – ocorreria na sexta-feira –, o vereador Paulo Bezerra (PV), que substitui Marcos Michels (PSB) na presidência da Câmara até quinta-feira, enfim, se reuniu com o verde, no Paço. A principal pauta do encontro, segundo o parlamentar, foi a eleição de outubro. “O Lauro defendeu o nome da Regina (Gonçalves, PV) como candidata do governo a deputada estadual”, disse. Hoje, curiosamente, Bezerra fará visita a Regina, que chefia a Secretaria de Habitação.

Cara nova

Por falar no presidente da Câmara de Diadema, Marcos Michels (PSB), o socialista resolveu reformar a sede do diretório do partido na cidade, localizado no Centro. O evento de inauguração está agendado para o dia 5. Marcos divulgou nas redes sociais que convidou o ex-prefeito Gilson Menezes (hoje no PDT) para o ato. Gilson foi prefeito de Diadema pelo PSB entre 1997 e 2000 e presidiu o diretório estadual do partido.

Virou moda

Depois de moradores de Santo André protestarem, no domingo, contra o aumento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), em frente ao prédio do prefeito Paulo Serra (PSDB), munícipes de São Caetano marcaram manifestação para hoje, às 18h, contra a taxa do lixo, na Câmara. Assim como na cidade vizinha, manifestantes cogitam ir até a residência do prefeito José Auricchio Júnior (PSDB).

No quintal alheio

Chamou atenção a presença de assessores de políticos adversários do prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB), no Paço, durante todo o dia de ontem. Alguns participaram de reuniões com vereadores governistas para falar sobre o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). Uma dessas figuras é Márcio Colombo, um dos líderes do MBL (Movimento Brasil Livre) na cidade, e que até pouco tempo integrava o governo tucano.

Segunda derrota

A destituição de Admir Ferro, ex-vereador de São Bernardo, do comando do PTB local e a consequente indicação de aliado do prefeito Orlando Morando (PSDB) para o posto impuseram a segunda derrota do ex-parlamentar para o tucano. Em 2015, Ferro, então presidente do tucanato, teve de trocar o PSDB pelo PTB justamente depois de Morando assumir o comando da sigla na cidade. Em tempo: na semana passada, o PTB paulista decidiu tirar Ferro da presidência do partido em São Bernardo e, para o seu lugar, escolheu José Roberto Gil Fonseca, secretário adjunto de Assuntos Jurídicos do governo Morando.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.