Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Política
>
Editorial
Golpe legalizado
Diário do Grande ABC
21/01/2018 | 11:05
Compartilhar notícia
Arte/DGABC


O Estatuto do Idoso destaca em seu artigo 3º: “É obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do poder público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à Educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária”.

Dignidade e respeito. Palavras que muitos brasileiros com 60 anos ou mais, aposentados ou pensionistas, já nem sabem o que significam diante de tantas armadilhas impostas a eles por empresas, associações etc – quase sempre com andadas por pessoas mais novas – nos tratos do dia a dia.

A edição de hoje deste Diário expõe na manchete uma das piores afrontas aos nossos aposentados ou pensionistas. Entidades legalizadas prometem, principalmente, revisão nos benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), cobram antecipadamente pelo serviço, sem dar qualquer garantia aos contratantes. E o que é pior: com a chancela da Justiça. 

A Associação dos Aposentados e Pensionistas do Grande ABC revela que, em 2017, aumentou 30% o número de casos, em comparação com 2016. Cerca de 300 associados reclamaram do problema no ano passado, iludidos por empresas que prometeram aumento no valor do benefício mensal, ou que ofereceram proposta de ingressar com ação coletiva, na qual o suposto beneficiário teria direito a mais de R$ 40 mil no valor do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Um deles chegou a pagar R$ 2.300 à vista.

A prática das empresas não é ilegal, mas pode ser considerada imoral. Situação que nem mesmo a polícia pode resolver. Por isso, é fundamental que aposentados e pensionistas estejam cientes do que é oferecido e evitem cair em armadilhas. Afinal, depois de assinado fica muito complicado romper o acordado. E o mais importante: tenham conhecimento de que não há garantia de sucesso, ou até mesmo retorno, no serviço contratado. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.