Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Política
>
Imposto
Paço de S.Caetano diz que taxa do lixo é baseada em lei federal

Tributo vira alvo de discussão no município; Prefeitura afirma que pesquisa da Fipe também balizou mudanças na cobrança do imposto

Por Humberto Domiciano
do Diário do Grande ABC
20/01/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Banco de Dados


A Prefeitura de São Caetano informou que o cálculo da taxa do lixo foi realizado tendo como base legislações nacionais. A cobrança do tributo foi alterada no fim de 2017, passando a ser lançado junto com a conta de água, e não mais no carnê anual do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano).

De acordo com o Paço, o estudo feito pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), que baseou a alteração, contou com pesquisa de campo e aplicou determinações da Lei Federal número 11.445, de 2007, e da Política Nacional de Resíduos Sólidos, que entrou em vigor em 2010.

O Executivo divulgou entrevista com os pesquisadores da Fipe, Denisard Cneio de Oliveira Alves, professor titular sênior da Universidade de São Paulo, graduado em Economia pela USP e doutorado na Yale University, e com a pesquisadora Paula Pereda, professora associada da FEA-USP e doutora pela USP.

A dupla afirmou que foi realizada pesquisa de campo, durante cerca de 45 dias, na qual foi selecionada amostra aleatória de mais de 300 residências. Nos locais escolhidos, o lixo coletado foi pesado em um dia da semana (terça, quarta ou quinta-feira) de forma a se evitar fins de semanas e seus reflexos na geração do lixo domiciliar.

“Utilizamos informações relacionadas à renda das residências (pagamento de tarifa social de água) para relacionar com a geração de lixo, demonstrando que residências de menor renda produzem menos lixo. Como era uma amostra aleatória de residências, ela é representativa do total das residências de São Caetano”, ponderaram os pesquisadores.

CONTRAPONTO
Por outro lado, o novo modelo de cobrança da taxa causou reclamações de munícipes nas redes sociais. Um grupo de moradores deve realizar protesto, na Câmara, na próxima terça-feira.

Para o vereador de oposição Jander Lira (PP), o projeto poderia ter sido mais discutido antes da aprovação. “Votei contra na comissão e no plenário, pois continuo achando uma matéria polêmica. Estamos vendo uma reação grande da população e acho que o prefeito poderia ter a sensibilidade de mandar um projeto corrigindo esse problema”, destacou. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.