Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Política
>
Projeção
Câmara de Ribeirão reajusta em 54% contrato de reforma

Casa celebra acordo maior com nova empresa para intervenções no prédio; dono da firma é ligado a ex-secretário de Saulo

Júnior Carvalho
Do Diário do Grande ABC
05/01/2018 | 07:04
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


A Câmara de Ribeirão Pires, comandada por Rubão Fernandes (PSD), elevou em 54% o custo, por meio de carta-convite, com nova empresa para reforma do prédio da Casa. O contrato, de R$ 116,9 mil, com a Copina Pinturas e Construções, foi publicado na quarta-feira no Diário Oficial.

Em agosto do ano passado, Rubão havia contratado, também por meio da modalidade convite, a empresa Extratech Serviços e Locação de Equipamentos para tocar as intervenções na sede do Legislativo, mas o convênio foi cancelado em outubro. O valor do contrato era de R$ 75,9 mil. Na ocasião, a Casa justificou que desistiu do convênio porque a firma havia solicitado aditamento do contrato mesmo antes de iniciar as obras no prédio, que compreendem reparos na estrutura da Casa e na construção de banheiros, da recepção e da sala de arquivos. O Legislativo ribeirão-pirense chegou a convidar outra empresa, que havia apresentado a segunda melhor oferta, mas a firma teria se recusado a assinar o convênio por conta do valor do contrato. Na época, a direção do Legislativo utilizou justamente o argumento de dificuldades financeiras da Casa para declinar da ideia de celebrar novo contrato ainda em 2017.

Ao Diário, Rubão explicou que o aumento no montante destinado às reformas do prédio da Casa foi necessário para atrair as empresas. “O contrato foi reajustado porque muita gente não quis fazer o acordo por aquele preço, que não era compatível com o que as empresas imaginavam. Aí tivemos de fazer reajuste”, justificou.

Aberta há menos de um ano – foi constituída em junho de 2017 –, a Copina Pinturas e Construções pertence a Caio Henrique Urbani Ferreira e sua mulher, Paula Maciel Sierras. Caio é sobrinho de Valmir Copina (PMDB), ex-secretário de Governo e um dos homens fortes da gestão do ex-prefeito Saulo Benevides (PMDB, 2013-2016).

Na Junta Comercial paulista, há pelo menos outras três empresas abertas em Ribeirão com nome semelhante e com os mesmos ramos de atuação. Uma delas é a Copina Comércio e Administração de Pinturas, que tem como proprietários o próprio ex-secretário e seu irmão, Ademir Ferreira, pai de Caio.

Questionado se a empresa contratada pela Câmara possui ligação com o peemedebista, que possui domicílio eleitoral em Rio Grande da Serra, Rubão alegou desconhecer a firma contratada pela Câmara. “Eu preciso saber também (sobre a empresa contratada). Não fico muito a par desses assuntos (da licitação). Deixo nas mãos do (setor) administrativo (da Câmara), que passa tudo para o (setor) jurídico”, disse.

Rubão também não soube informar quando, especificamente, a reforma do Legislativo começará. “Acho que amanhã (hoje). Estou voltando de viagem e vou me informar”. A vigência do contrato assinado nesta semana é de 30 dias. O pessedista frisou ainda que há a previsão de implementação de catracas na entrada do Legislativo para registro de ingresso e saída de munícipes.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.