Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Social
>
Ação do bem
Conheça inspirações para se tornar voluntário em 2018

Voluntariado torna o mundo muito melhor

Juliana Bontorim
02/01/2018 | 08:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel


 Desde cedo

 Morador de São Caetano, o administrador de empresas Marcelo Marucci, 22 anos, é um dos integrantes da Construide, ONG composta por seis jovens, que realizam de forma voluntária, reformas em casas com situações precárias e atividades sociais. Entre elas, está o Abraço, que promove um dia de recreação, atendimento odontológico e alimentação em comunidades. “Enxergamos uma realidade diferente da nossa e nos sentimos chamados para fazer algo a respeito. Queremos realmente envolver essas pessoas e amá-las”, comenta Marcelo. O projeto teve início após uma viagem missionária de um dos integrantes, o arquiteto Bruno Bordon, 25 anos, ao Piauí, no Nordeste do País, onde conheceu uma família de dez pessoas, que dividiam dois colchões e não possuíam nem mesmo saneamento básico. Após uma campanha na internet, os amigos arrecadaram R$ 4 mil e auxiliaram estes necessitados. Hoje, a entidade possui aproximadamente 700 voluntários registrados.

Veja mais noticias da nossa coluna:

Novo ano e você já pensou em torná-lo melhor? 

 Ouvi muito e também devo ter dito: “Que ano difícil!”. A economia brasileira, as questões políticas ou as mazelas da falta de segurança têm deixado as pessoas um pouco céticas com relação ao futuro. Bom, mas respire fundo. Ontem, a maioria esteve com a família e amigos celebrando a chegada do novo. É este ‘novo’, que nos torna mais alegres, mais fraternos e mais amáveis. Afinal, é o ‘novo’, que nos dá força para dar mais um passo, para se jogar em um abraço e para acreditar que tudo possa ser – talvez diferente – mas sempre melhor. Nós da coluna buscamos inspirações focadas no trabalho voluntário para dizer que todos tem a missão de fazer a diferença e tornar tudo ‘novo’ de verdade. Sem pensar em questões financeiras, mas fomentando o lado humano, nós podemos acreditar que somos responsáveis pela mudança que tanto almejamos.  

Exemplo de determinação

 São 70 famílias, 45 crianças e 235 pacientes atendidos mensalmente pela Associação das Voluntárias para o Combate ao Câncer de São Bernardo. Os números representam a força e a importância do doar. Afinal, são 18 anos de trajetória e 250 integrantes, que se dedicam para ajudar com doações de alimentos, perucas e próteses mamárias, somados ao acompanhamento psicológico, entre outros. “Deus é quem nos provê recursos para minimizarmos o sofrimento de quem precisa e também nossos amigos doadores”, comenta a presidente do grupo, Valdineia Cavalaro, que encerra o ano com gratidão e a conquista de construção da sede própria na são-bernardense Rua Tiradentes.  

 Amor que transforma

 Em Santo André, integrantes da Igreja Batista Jardim do Estádio, realizam projetos sociais nas comunidades Jardim Cristiane, Vila Linda e Capuava. Entre as ações semanais estão recreações para as crianças, visitação às casas, entrega de cestas básicas e trabalho com moradores de rua, que vivem ao perímetro. “Não queremos dar brinquedos e cobertores uma vez no ano e ignorá-los os outros dias. Queremos amá-los, criar vínculos e mostrar Jesus para eles”, comenta a voluntária Lívia Bember.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.