Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024

Busca por vagas no fim de ano
Vanessa Aguiar
Gerente de divisão da Robert Half
19/12/2017 | 07:21
Compartilhar notícia


1 – Pensei em parar de procurar emprego por causa das comemorações de fim de ano. É realmente um período ruim para quem busca uma vaga?

Não. Para quem procura recolocação no mercado de trabalho o período de comemorações no fim do ano não significa férias. A data pode parecer mais morna, mas o mercado de recrutamento continua ativo nesta época. As vagas precisam ser preenchidas e há orçamentos estabelecidos para que isso aconteça ainda neste ano. Para quem está pensando em movimentação na carreira, agora também é a hora de ficar de olho nas vagas e ativar a participação nos processos seletivos.

2 – Como otimizar a procura por emprego nessa época?

Siga o mesmo procedimento de qualquer época do ano, começando por reativar alguns contatos antigos. Atualmente, com as redes sociais ficou mais fácil retomar o contato com pessoas-chave, ou seja, ex-colegas de trabalho, pessoas que trabalhem em empresas ou segmentos onde você gostaria de atuar etc. Coloque-se no radar dos profissionais de recursos humanos e especialistas em sua área de atuação, pois é importante para ser lembrado em eventuais oportunidades. Participação em eventos e cursos em sua área de interesse também podem ajudar a ampliar a sua rede de contatos.

3 – Ainda dá tempo de investir em cursos?

Sim. Sempre é tempo de investir em cursos. Existem muitas alternativas que podem ser implementadas ainda neste finzinho de ano e que a médio e longo prazos vão ajudar os candidatos a destacarem-se entre os concorrentes. Vale a pena investir em cursos de idioma, workshops e cursos que tenham relação com a carreira do profissional. Se o momento não permite gastar muito, saiba que há um leque enorme de cursos on-line gratuitos de qualidade e que podem ajudar o profissional a se destacar na hora do processo seletivo.

4 – Não tenho muitas experiências no currículo, isso pode me prejudicar?

Experiência não é tudo. As empresas também buscam profissionais proativos, que demonstram ambição e entusiasmo para desempenhar uma função, mesmo que não tenham experiência. Se você já tem uma oportunidade em vista, vale a pena conversar com pessoas do mercado de interesse para descobrir quais serão as tarefas que o colaborador poderá desenvolver quando conseguir a recolocação. Atitudes como essa ajudam a construir um profissional mais seguro e confiante.

5 – Como se planejar para continuar buscando oportunidades nesse período?

Nesta época do ano é importante estar atento aos planos de contratação de cada empresa. A dica é prestar atenção aos movimentos do mercado e às oportunidades e conversar com pessoas, pois as empresas que precisam reforçar a equipe para o próximo já estão com os processos seletivos abertos. O planejamento facilita tanto a busca pelo emprego ideal quanto permite que o profissional avalie melhor as possibilidades. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.