Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024

Automóveis
>
Segurança
Proteção é item obrigatório

Nissan Kicks se aproxima de nota máxima em teste que avalia nível de segurança

Maria Beatriz Vaccari
Do Garagem360
15/12/2017 | 11:08
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


A última série de testes de colisão do Latin NCAP (Programa de Avaliação de Veículos Novos para América Latina e o Caribe) realizada em 2017 foi bastante positiva para a Nissan. O Kicks, SUV compacto queridinho dos brasileiros, ganhou quatro estrelas tanto na proteção de ocupantes adultos como na de crianças. O modelo só não recebeu nota máxima por conta da falta de alguns itens, como cinto de segurança de três pontos em todas as posições, interruptor de desativação do airbag do passageiro e a sinalização de Isofix. 

O Nissan Murano ganhou cinco estrelas quando o assunto é segurança para adultos e três na proteção para crianças. O carro produzido nos Estados Unidos e vendido em alguns países da América Latina é equipado com sete airbags e ESC (Controle Eletrônico de Estabilidade) como equipamento padrão.

Enquanto a montadora japonesa comemora, a Chevrolet tem motivos para se preocupar. O modelo Aveo, que é um dos carros mais vendidos do México e equivale ao Sonic, oferecido por pouco tempo no Brasil, zerou nos testes de colisão. O veículo já tinha obtido nota zero para ocupantes adultos no teste realizado em 2015. Mesmo com a atualização de dois airbags e equipamento de segurança padrão, o carro continuou oferecendo riscos graves aos passageiros. A boa notícia é que, ao menos para os pequenos, o automóvel consegue oferecer proteção com nível de três estrelas.

“O Latin NCAP demonstrou, mais uma vez, que o fato de incorporar airbags não garante que um veículo seja seguro quando a estrutura é instável. Solicitamos à GM que proporcione à América Latina e ao Caribe os mesmos níveis de segurança oferecidos, de forma padrão, em outros mercados”, disse Alejandro Furas, secretário-geral do Latin NCAP. 

“Esses três resultados mostram, novamente, a relevância e os benefícios de testar todos os modelos disponibilizados no mercado, conseguindo que níveis mínimos de segurança globais sejam padrão para todos os consumidores da América Latina e do Caribe, antes que as regulações governamentais. Veículos mais seguros economizam tempo e salvam vidas”, completou Furas.

QUEM FOI MAL

O Ford Ka ganhou nota zero para adultos e três estrelas para crianças. Em resultado divulgado em outubro de 2017, o Ka não foi bem no impacto lateral, causando lesões graves no tórax do ocupante adulto. A geração antiga do Ka também foi avaliada sem airbags e decepcionou na proteção para adultos em teste realizado em 2011 pelo Latin NCAP.

Assim como o Ford Ka, o Chevrolet Onix zerou sua última avaliação. O problema também foi o impacto lateral.

O Chery QQ também ficou com zero para adultos e crianças. A versão analisada foi sem airbags, mas a estrutura do New QQ deixou a desejar na avaliação do Latin NCAP em julho de 2015

O Chevrolet Agile zerou no quesito adultos e recebeu duas estrelas para crianças. Testado também sem airbags, já que em julho de 2013 eles ainda não eram obrigatórios no País, o Agile só conseguiu pontuar na avaliação para crianças no banco traseiro; o modelo saiu de linha em 2014.

Descontinuado em 2015, o Celta foi avaliado em 2011 sem airbags; a carroceria ficou bastante comprometida após o fim do teste. 

Recém-aposentado, o veterano Corsa Classic foi avaliado na mesma época do Celta, em 2011, e foi ainda pior que o hatch na avaliação

O modelo antigo do Palio foi um dos primeiros a ser analisado pelo Latin NCAP, mas também não conseguiu proteger muito bem seus ocupantes, com uma estrela para adultos e duas para crianças.

Assim como o Palio, o Uno também não foi bem, conseguindo as mesmas estrelas que seu irmão maior no teste realizado em 2011 pelo Latin NCAP.

O Ford Fiesta obteve zero para os adultos e duas estrelas para crianças. Na verdade, o modelo analisado pelo Global NCAP, na Europa, foi o Ford Figo, versão indiana do antigo Fiesta Rocam brasileiro; sem airbags, o hatch foi mais um que decepcionou muito na avaliação.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.