Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Guia salarial
Por Isis Borge
Gerente de recrutamento da Robert Half
12/12/2017 | 07:24
Compartilhar notícia


1 – Quais são as perspectivas do mercado de trabalho para 2018?

Ainda que não seja possível prever resultados, as perspectivas para 2018 são otimistas. A expectativa é de melhora no cenário econômico, o que faz com que as empresas comecem a dar andamento a alguns projetos e processos que estavam congelados, trazendo um impacto positivo ao cenário de contratações. Recentemente, fizemos um estudo, o Índice de Confiança Robert Half, que apontou o aumento do otimismo dos recrutadores quanto ao momento atual do mercado e para os próximos seis meses, e isso deve ser enxergado pelos profissionais como um sinal positivo.


2 – Os salários tendem a aumentar em 2018?

Nos últimos anos, os salários têm se mantido estáveis, e a expectativa é que em 2018 continue assim. Isso ficou bem claro para nós durante a produção do Guia Salarial. Não há como fazer uma previsão exata, mas se a economia se sair melhor do que se projeta é provável que no segundo semestre de 2018 os profissionais comecem a sentir uma movimentação de acréscimo salarial um pouco maior do que se tem visto. Vale ressaltar que, além dos benefícios financeiros, como vale-refeição e plano de saúde, há pacotes muito interessantes que incluem benefícios considerados motivacionais, como programas de bem-estar e possibilidade de trabalho remoto.


3 – Como os profissionais devem se preparar para a retomada do mercado?

Com relação ao ponto de vista comportamental, as exigências por parte do mercado de trabalho continuam as mesmas, ou seja, funcionários com flexibilidade, comprometimento, capacidade de trabalhar em equipe e de se comunicar com clareza são as características mais demandadas pelas empresas. A influência no inglês continua sendo o obstáculo de muitos profissionais na hora da contratação. Investir no estudo do idioma, além de destacá-lo em um processo de seleção, muitas vezes pode ser considerado mais importante do que a própria formação acadêmica do candidato.


4 – Com retomada do mercado, os processos seletivos ficarão mais rápidos?

Não. Quando falamos em contratações em um momento de retomada da economia é comum que os processos sejam mais longos e com mais pessoas da empresa envolvidas. Para alinhar as expectativas, a sugestão é que ao fim da entrevista o candidato questione o entrevistador sobre o tempo do processo e, apenas após a data informada, entre em contato com a empresa por telefone ou e-mail de uma maneira sutil para entender como está o andamento da seleção.


5 – Quais são as recomendações aos profissionais?

Aos profissionais que buscam recolocação no mercado de trabalho ou desejam se movimentar, a recomendação é fazer uma boa leitura do mercado com uma análise detalhada entre as habilidades que possui e as demandadas pela empresa que está oferecendo a vaga. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.