Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Essa reforma da Previdência não é suficiente, diz José Marcio Camargo
11/12/2017 | 13:02
Compartilhar notícia


O professor da PUC-RJ José Marcio Camargo afirmou nesta segunda-feira, 11, durante debate no Fórum Estadão, que a reforma da Previdência em tramitação no Congresso Nacional não é suficiente. Ele destacou que, possivelmente, o próximo governo já terá de propor novas alterações. "Teremos de fazer outra reforma", disse o economista.

O presidente do Insper, Marcos Lisboa, fez uma abordagem semelhante e observou que a reforma foi fatiada. "Foi uma opção que foi feita", afirmou.

Entre pontos da proposta original que foram alterados, estão as regras para o trabalhador rural e também para o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Para Camargo, o pagamento de benefício para idosos com 65 anos e pessoas que, comprovadamente, não têm condições de exercer atividade remunerada é um desincentivo à contribuição. "Infelizmente regra do BPC está mantida; isso desincentiva a contribuição", disse Camargo.

Bolsa Família

O economista e professor da PUC-RJ classificou o sistema previdenciário brasileiro como o maior programa de transferência de renda de pobre para rico do mundo. Ao participar de fórum do Estadão sobre reforma da Previdência, disse que o déficit das aposentadorias e pensões, de R$ 305 bilhões no ano passado, supera tudo o que foi gasto com o Bolsa Família desde sua criação.

Ele apontou que, enquanto o Bolsa Família consome 1,9% dos gastos sociais, o déficit da Previdência absorve 50% do orçamento do governo. "O objetivo da reforma é diminuir esse déficit", comentou.

Comunicação

O professor da PUC-RJ declarou que discorda de quem diz que o governo errou na comunicação da reforma da Previdência. "Não acho que houve erro na comunicação. Acho que houve honestidade por parte do governo", disse.

O Planalto mudou o discurso de convencimento recentemente. Até há pouco, a ênfase era na insustentabilidade do sistema previdenciário brasileiro. Um argumento frequentemente usado era o de que a reforma é necessária para que, no futuro, o governo consiga pagar todos os benefícios. O argumento, agora, é pelo fim dos privilégios.

Camargo afirma que a comunicação anterior não foi errada, mas honesta, porque o foco da proposta não era acabar com os privilégios. O projeto também tinha como objetivo, segundo o professor, reduzir o déficit através de mudanças nas regras para os trabalhadores de menor renda.

Pela proposta inicial, o tempo mínimo de contribuição aumentava de 15 anos para 25 anos; a concessão de aposentadoria rural ficava mais difícil, e a idade mínima para o candidato ao Benefício por Prestação Continuada (BPC) subia de 65 anos para 70 anos.

Ao responder pergunta da plateia sobre a continuidade do privilégio da aposentadoria integral para funcionários públicos aposentados, o professor afirmou que é inviável fazer uma reforma muito ampla. "Se tentar fazer tudo de uma vez só, não consegue fazer nada", disse.

Único País

O especialista em previdência social e pesquisador da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), Paulo Tafner afirmou nesta segunda-feira, também no Forúm Estadão, que o Brasil é o único país do mundo que tem uma população jovem e gastos com previdência como se fosse uma nação velha.

"Gastamos demais porque as nossas regras estão erradas" disse Tafner , dando como exemplos a aposentadoria precoce - em alguns casos, abaixo dos 50 anos de idade -, a falta de limites para pagamento de pensões e a reposição da renda acima da média de outros países.

Tafner também mencionou a crise na previdência nos Estados e municípios. "Entes subnacionais têm tomado praticamente toda a receita. Alguns casos os gastos vão além da receita", disse o especialista, citando os casos do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro.

Olhando à frente, Tafner destacou que hoje há 4,7 trabalhadores na ativa para cada um inativo. Em 2060, essa conta vai cair para 1,6. Isso acontece, segundo Tafner, o processo de envelhecimento no Brasil vai acelerar muito nos próximos 15 anos.

O especialista criticou quem afirma que a Previdência Social no Brasil não tem déficit. Segundo ele, a Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip), que tem dito isso, já reconhece que há déficit no conceito que entende de seguridade social.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.