Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Social
>
Arte
Designer lança livro Baba Vacaro em São Paulo

Obra traz conteúdo sobre cenário de modernização dos móveis

da Redação
07/12/2017 | 08:27
Compartilhar notícia
Divulgação


BEĨ EDITORA LANÇA O LIVRO "SERGIO RODRIGUES / DESIGNER" COM TEXTO DE BABA VACARO


Livro será lançado dia 14.12 na loja Dpot e busca contextualizar a produção do designer no cenário de modernização do móvel brasileiro e internacional e apresentar um recorte dessa produção sob a perspectiva do desenho


São Paulo, 2017 - No próximo dia 14.12, a BEĨ Editora lança o livro "Sergio Rodrigues/Designer". Não se trata de uma biografia de Sergio, tampouco de um catálogo raisonné. Organizado por Baba Vacaro - que também assina os textos - e Fernando Mendes, e com ensaio fotográfico de Fernando Laszlo, a obra pretende contextualizar a produção de Sergio Rodrigues no cenário de modernização do móvel brasileiro e internacional e apresentar um recorte dela sob a perspectiva do desenho, agrupando alguns conjuntos de soluções de projeto segundo seus principais aspectos formais e construtivos. (Fotos abaixo: Poltrona Diz e Sergio Rodrigues). 


Quando desenhou a poltrona Mole, um ícone do design, Sergio Rodrigues contava que ao desenhá-la rabiscou também um boneco largado, deitado no móvel. Imediatamente pensou: "Isso vai dar certo", porque percebeu que o boneco estava "contente" lá dentro. Essa pequena passagem condensa a forma como o designer trabalhava: criava personagens e imaginava histórias para cada peça, que pouco a pouco se apropriavam do produto, o qual era então redesenhado à luz dessas criações. Essa maneira curiosa de criar é mais uma faceta da figura singular que foi Sergio Rodrigues. (Na foto, Poltrona Mole).
 

Nesse contexto, o livro "Sergio Rodrigues / Designer", da BEĨ Editora, aborda a importância do conhecimento que o designer detinha dos meios de fabricação e de representação, os detalhes construtivos, o móvel no espaço arquitetônico e também a presença da figura humana que, além de proporcionar a percepção da escala da peça, representa a intenção do designer, indica o "modo de usar", sugere a ambiência e, muitas vezes, propõe uma narrativa que vai além do produto.

Sergio se definia como um desenhista de móveis de madeira, mas sua abordagem, que unia intuição e afetividade à investigação de questões de uso, forma e adequação ao espaço arquitetônico, fez dele um designer no sentido pleno do termo.


LIVRO I SERGIO RODRIGUES / DESIGNER

1ª Edição – BEĨ Editora

Organização I Baba Vacaro e Fernando Mendes

Texto I Baba Vacaro

Edição bilíngue | Português e inglês

Tradução Anita Di Marco e Ann Puntch

Ensaio Fotográfico I Fernando Laszlo 

146 páginas

ISBN I 978-85-7850-119-8

Preço de capa | R$ 120

SERVIÇO – EVENTO DE LANÇAMENTO

Local I Dpot - Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 479

Data I 14.12

Horário I 18 às 21h

Aberto ao público.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.