Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Palestinos tomam as ruas em protesto contra decisão de Trump sobre Jerusalém
06/12/2017 | 22:21
Compartilhar notícia


Centenas de palestinos tomaram as ruas da Faixa de Gaza na noite desta quarta-feira, em protesto contra a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de reconhecer Jerusalém como a capital de Israel. A cidade tem símbolos sagrados para judeus, muçulmanos e cristãos.

Os atos foram espontâneos e ocorreram em diversos pontos de Gaza. Os manifestantes queimaram bonecos simbolizando os Estados Unidos e carregavam cartazes contra o presidente Trump.

Os militantes do Hamas convocou mais protestos nos próximos dias. O grupo islâmico controla Gaza e os EUA e a União Europeia o reconhecem como organização terrorista.

Ao mesmo tempo, embaixadas e consulados dos Estados Unidos em todo o mundo emitiram comunicados alertando sobre a possibilidade de protestos violentos.

Na Jordânia, que abriga uma grande população palestina, os EUA disseram que fechariam sua embaixada ao público na quinta-feira e pediram que os filhos de diplomatas fiquem em casa.

Oito países que se opõem à decisão de Trump pediram ao Conselho de Segurança da ONU uma reunião de emergência sobre o tema ainda nesta semana. Bolívia, Egito, França, Itália, Senegal, Suécia, Reino Unido e Uruguai protocolaram o pedido, que foi encaminhado ao secretário-geral da ONU, António Guterres.

Mais cedo, Guterres disse que "medidas unilaterais ameaçam a chance de paz entre Israel e palestinos", sem citar nominalmente a decisão dos EUA.

Para o chefe da ONU, a questão da disputa territorial em Jerusalém deve ser resolvida por meio de negociações diretas entre israelenses e palestinos. "Não há alternativa a não ser dois Estados", disse. Fonte: Associated Press.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.