Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Terça-Feira, 23 de Abril de 2024

Medida provisória absurda
Do Diário do Grande ABC
04/12/2017 | 11:29
Compartilhar notícia


Artigo

Continuam as tentativas de desmonte do serviço público. A mais recente iniciativa é a MP (Medida Provisória) 805/2017, que aumenta a contribuição previdenciária dos servidores públicos federais com salários acima de R$ 5.531,31 de 11% para 14% e suspende o reajuste salarial esperado para 2018.

A desculpa oficial é a mesma de sempre (que existe rombo nas contas da Previdência e os servidores públicos são os grandes culpados por todos os males que assolam este País!).

Essa história de rombo da Previdência é falácia. A Anfip (Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil) já divulgou números que comprovam superavit nas contas da seguridade social, da qual faz parte a Previdência. O governo usa o suposto rombo para tentar convencer a população de que a reforma precisa ser feita.

Ninguém fala, por exemplo, das grandes empresas que devem para a Previdência. E não estamos falando de valores simplórios. No início de 2017, a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional apurou que os devedores acumulam dívida de impressionantes R$ 426,07 bilhões com a Previdência.

A pergunta que não quer calar: por que, ao invés de aumentar a contribuição dos servidores, o governo não se movimenta para exigir que os megaempresários paguem suas dívidas primeiro?

A contribuição de 14% ao servidor público atingirá também os servidores aposentados. Para quem não sabe, o servidor público contribui mesmo depois de aposentado. Essa contribuição de inativos é como jabuticaba: só existe no Brasil.

Essa alíquota exorbitante já é realidade em alguns Estados, como o Rio de Janeiro. Lá, essa medida veio como contrapartida do plano de recuperação fiscal do Estado – as últimas gestões deixaram o Rio em frangalhos – firmado com o governo federal em troca do alívio no pagamento da dívida com a União e a autorização para tomar empréstimos acima dos limites permitidos por lei. No Rio de Janeiro, o servidor já está pagando pela roubalheira dos políticos.

Outra pergunta que vem à mente: como ficam os Estados que estão com as contas em dia? São Paulo é um exemplo. Se o Estado fez a ‘lição de casa’, por que o servidor paulista precisar pagar mais também? Claro que para os governos estaduais, seja com dívidas ou sem dívidas, recolher mais em contribuição é sempre positivo.

Mais uma vez, ninguém pensa no servidor, que precisa lidar com mais essa artimanha do governo e não tem como impedir que seus vencimentos sejam ainda mais taxados.

Antonio Tuccílio é presidente da CNSP (Confederação Nacional dos Servidores Públicos).

Palavra do leitor

Precatórios – 1
Mais uma vez utiliza-se emenda constitucional ou o famoso golpe para prorrogar pagamentos de precatórios, isso é, títulos que representam dívidas públicas resultantes de condenação judicial (Política, dia 2). O precatório, por si só, já é calote. Só surge quando o poder público – União, Estados e municípios – deixa de pagar dívidas e obriga credores a recorrer ao Judiciário, que, como todos sabem, é o mais lento paraíso dos devedores em geral. Essa escandalosa mentalidade brasileira de não pagar o que deve e esperar a condenação judicial foi consagrada pela Constituição, que assegurou a liquidação dos precatórios em ordem cronológica. Transforma-o em poder desconstituinte dos mais elementares fundamentos da moralidade, em que pese a pressão dos prefeitos e governadores para o Congresso cometer mais esse pecado mortal: usar o direito constitucional como instrumento de assalto. Por meio de disposições transitórias, institucionalizar vergonha permanente, prefeitos precisam ter consciência e olhar para os necessitados e com direitos garantidos. Chega de tanta enganação! Falta humanidade.
Luizinho Fernandes
São Bernardo

Precatórios – 2
Custa crer, mas deu neste prestigioso Diário (Política, dia 2): ‘Deputados querem ampliar prazo para quitar precatórios’. Ora, os precatórios são expedidos para cumprimento das decisões judiciais irrecorríveis, passados em julgado. E a Constituição Federal assegura-nos, entre suas cláusulas ditas pétreas (artigo 5), irretroatividade da lei, inalterabilidade e respeito à coisa julgada. Então, como admitir o absurdo dessa proposta? Afinal, os tempos de ditadura passaram e o Supremo Tribunal Federal julgou e decretou a inconstitucionalidade das emendas 30 e 62, que buscavam o mesmo, castigaram e discriminaram os credores de condenações judiciais. Inadmissível, portanto, tão absurda iniciativa. Melhor fora ressuscitar Jânio Quadros que, ao assumir o governo do Estado, suspendeu todos os contratos e, primeiro, mandou quitar todas as dívidas para, depois, livre de juros e demais ônus da mora, dedicar toda disponibilidade em obras. Resta ao prefeito apanhar a relação dos credores e convocá-los segundo a ordem cronológica, negociando e quitando diretamente, o que propiciaria, até, oportunidade de recolher Imposto de Renda (que está perdendo) incidente como renda do município.
Nevino Antonio Rocco
São Bernardo

Os sem noção
Passei o ano todo lendo neste Diário o choro de administradores das sete cidades quanto à falta de dinheiro para oferecer o mínimo de bem-estar à população. Diziam não ter grana para pagar precatórios, não deram reajuste a professores, alguns não forneceram uniformes, outros deram zero reajuste, falaram em austeridade etc. Mas eis que agora, fim de ano e época de festas, surgem os dois menores municípios da região e, pasmem, darão 13º e um terço das férias a prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e secretários, que, diga-se, têm salários astronômicos (Política, dias 30 e 1º). E se as outras cinco Câmaras tiverem a mesma atitude lamentável? Somos invisíveis? Acham-nos mesmo tão insignificantes a ponto de não percebermos o que fazem em benefício próprio em detrimento do povo? E nós, esse mesmo povo? Será que perdemos a capacidade de nos indignar? Ficamos sem a coragem de protestar? Deixaremos ao deus-dará? Será que continuaremos deixando fazerem o que bem entendem? O que será de nós se continuarmos nessa inércia, esperando que políticos tenham bom-senso, noção, coração e pensem no próximo? Na realidade, esperamos que alguém faça alguma coisa por nós, mas nós mesmos nada fazemos! Façamos, por misericórdia, com que Rio Grande da Serra e Ribeirão recuem dessa decisão mesquinha, e que as outras nem cogitem esse absurdo. Estamos entregues. Pelo amor de Deus, acordemos!
Carla Dominique
Rio Grande da Serra

Livre-arbítrio
Como católico que sou, e com relação aos que debandaram para outras religiões, acho tudo normal (Setecidades, dia 16). Jesus Cristo, quando aqui passou, deixou uma só religião, profetizando as seguintes palavras: ‘Pedro, és pedra e em cima do seu nome edificarei a minha Igreja Una Santa Católica Apostólica Romana’. Portanto, como Ele nos deu o livre-arbítrio, cada um tem o direito de procurar a sua crença e aguardar o que está reservado após a missão aqui na Terra. Pois, passado, presente e futuro a Deus pertencem e seremos julgados pelas nossas ações e atitudes.
Sérgio Antônio Ambrósio
Mauá

Enquanto isso...
Acompanhamos as lambanças cometidas pelos escroques que se dizem parlamentares. Mas pior que ver essas aberrações é observar as decisões dos senhores do Supremo Tribunal Federal, intocáveis, ‘imexíveis’. Como podem as decisões irem de encontro aos fatos que mostram corrupção e tráfico de influência da corja de políticos? Das duas, uma: ou tudo está perdido nas instituições ou tem muita gente de rabo preso e com medo. Os ministros são mansos, mas quando decidem para beneficiar toda sociedade pesam a mão. Foi assim com o reajuste das cadernetas de poupança e a desaposentadoria, quando negaram provimento à ação. Agora, sentaram a toga na cadeira e não votam com urgência a possibilidade de qualquer cidadão ser candidato a qualquer cargo eletivo sem estar filiado a nenhum partido político. Esse é o retrato de um país desolado. Aí a população vai atrás de reality shows, novelas, campeonatos de futebol e Black Friday para estravasar sua adrenalina. Enquanto isso, no Planalto Central os políticos saqueiam os cofres públicos.
Ailton Gomes
Ribeirão Pires 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.