Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Setecidades
>
ENCHENTES
Operação ganha 40 anjos da guarda

São Bernardo inicia programa de prevenção de deslizamentos em áreas de risco e de enchentes

Ana Beatriz Moço
02/12/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
DGABC


Com a chegada do verão (tem início no próximo 21), quando o volume de chuva normalmente é maior, as prefeituras do Grande ABC entram em alerta e adotam operações de prevenção de acidentes em áreas de risco de deslizamento ou enchentes, como a Pé D’água, lançada ontem à tarde pela Prefeitura de São Bernardo – termina em 15 de abril.

Para garantir a eficácia das ações, a operação conta com o reforço de 80 voluntários nos Nupdecs (Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil), conhecidos como os anjos da guarda das comunidades, sendo que 40 já faziam parte dos grupos; a outra metade foi recrutada para aumentar o alcance das ações deste ano.

Esses agentes são moradores de 44 áreas de risco, que passam por capacitação oferecida pela Defesa Civil durante uma semana. Ao todo, 250 pessoas, entre agentes públicos e voluntários, estarão envolvidos. Ainda assim a população deve estar atenta a sinais de risco e entrar em contato com a Defesa Civil para que a equipe faça a análise do local em casos de emergência. 

A novidade, anunciada pelo prefeito Orlando Morando (PSDB), é a operação emergencial que será realizada na região central da cidade. O objetivo é dar viabilidade para prevenção no fluxo viário, que aumenta nesta época do ano, por causa do Natal e Ano-Novo. “Temos dois pontos críticos, que são as avenidas Jurubatuba e Faria Lima, e a operação terá autonomia quando se deparar com um risco iminente, em curto prazo de tempo, para o caso de uma chuva forte”, comentou o chefe do Executivo, durante assinatura do decreto que instituiu a operação.

Em caso de chuva forte e alagamentos, as vias serão interditadas e o tráfego, desviado, para evitar riscos de acidentes ou que os carros fiquem submersos. Ao todo, a cidade contabilizou 1.654 áreas de risco, divididas em 42 regiões.

Serão realizados seis mutirões de informação em dez áreas de risco, como nos bairros Areião, Montanhão e Jardim Represa.

Para controlar o volume de chuva, a cidade conta com 50 pluviômetros em várias regiões. No período de dezembro de 2016 a abril de 2017 a Defesa Civil recebeu 336 chamados, sendo 183 de prevenção e 153 com ocorrências.

NA REGIÃO

Nesta semana, a Prefeitura de Santo André publicou decreto do seu programa de prevenção, batizado Operação Chuvas de Verão, que também conta com a colaboração dos Nupdecs. As áreas mais sensíveis do município são Jardim Irene, Jardim Santo André, Vila América, Recreio da Borda do Campo, Cata Preta, Núcleo Espírito Santo, Sítio dos Vianas, Vista Alegre e Bacia do Rio Tamanduateí. 

Em parceria com o Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica), a Prefeitura de Mauá iniciou o serviço de limpeza e desassoreamento de piscinões, rios e córregos, além da desobstrução de bocas de lobo e galerias pluviais. A Defesa Civil faz um monitoramento constante do nível dos rios e córregos da cidade, e desenvolve trabalho preventivo de campo nas áreas de risco de deslizamento de terra. 

São Caetano realiza ações por meio do Saesa (Sistema de Água, Esgoto e Saneamento Ambiental), que conta com planos de micro e macrodrenagem urbana. As demais cidades não retornaram até o fechamento desta edição. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.