Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Domingo, 12 de Maio de 2024

Cultura & Lazer
>
Música sacra
Doce melodia do desconhecido

Audi Coelum, grupo paulistano de música sacra, faz única apresentação em São Bernardo hoje

Vanessa Soares
Do Diário do Grande ABC
01/12/2017 | 07:53
Compartilhar notícia
Roberto Rodrigues/Divulgação


O palco do teatro Sesi São Bernardo recebe hoje algo muito raro de se ver em território brasileiro. A partir das 20h, o grupo paulistano Audi Coelum apresenta repertório de música sacra com obras do período Barroco. A entrada é gratuita.

O programa, que dura em média uma hora, é composto por villancicos – gênero de música cultivado na península ibérica e que foi trazido para a América Latina. Sua raiz é a simplicidade, ingrediente principal que inspirou compositores eruditos tanto na elaboração das melodias quanto na criação de obras complexas.

Em conversa com o Diário, Roberto Rodrigues, diretor artístico do Audi Coelum, explica por que apresentações com este gênero musical são tão raras. “Esse tipo de música era funcional nas igrejas, então não há muito espaço para elas. E mesmo nas igrejas da época elas acabaram sendo proibidas por serem alegres e dançantes. É uma concepção diferente”, explica.

O repertório é composto basicamente por canções latinas como Ay Andar, Andar, de Juan de Araujo; Convidando Está La Noche, de Juan Garcia de Zéspedes; Matais de Incêndios, anônima – encontrada em Mogi das Cruzes, cidade a 80 quilômetros da região, no fim do século passado –, entre outras.

Rodrigues garante que apesar de se tratar de algo desconhecido, vale a pena conferir de perto. “Tem agradado muito o público quando a gente toca”, acrescenta.
Os interessados devem comparecer ao Sesc com antecedência para garantir os ingressos, que serão distribuídos na porta do local.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.