Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024

Peças desgastadas aumentam o nível de poluição dos carros
Da Redação, com assessoria
Do Garagem360
29/11/2017 | 10:01
Compartilhar notícia


Manter a revisão do veículo em dia vai muito além da segurança e economia. A manutenção preventiva também influencia na quantidade de poluentes emitida por cada carro. Isso porque o desgaste de algumas peças pode prejudicar o catalisador, componente responsável por converter cerca de 98% dos gases tóxicos provenientes da combustão em substâncias inofensivas.

Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas para cuidar melhor de seu veículo? Assine nossa newsletter neste link.

“O catalisador pode durar até o fim da vida útil do carro. Porém, é um item que sofre com o desgaste excessivo de peças do sistema elétrico, de ignição e de injeção, por exemplo. Por isso, é importante que os motoristas mantenham a manutenção dos veículos em ordem”, explica Cláudio Furlan, gerente comercial da Umicore,  fabricante de catalisadores automotivos.

De acordo com o especialista, velas, cabos e bobinas de ignição, além de sensores de rotação, polia, chicotes elétricos e conectores com problemas permitem a passagem de combustível não queimado até escapamento, causando o derretimento do catalisador. “Outro fator que pode gerar este risco é a utilização de alarmes corta-corrente. Se acionado com o motor quente, haverá falta de faísca durante a injeção de combustível, causando o mesmo problema no catalisador”, alerta Furlan.

No caso do sistema de injeção, o cuidado deve ser com bicos injetores, bomba de combustível, reguladores de pressão e sensores. “Como a função desses componentes é prover a quantidade correta de combustível a ser queimado pelo motor, defeitos podem causar uma mistura inadequada, fazendo com que o catalisador não trabalhe corretamente”, comenta o especialista. A falta de combustível pode causar a oxidação dos metais preciosos presentes no catalisador, enquanto o excesso prejudica a camada catalítica da peça.

Filtros de ar entupidos e juntas do escapamento desgastadas também são prejudiciais. O profissional ressalta que, no primeiro caso, pode ocorrer uma alteração da mistura ar/combustível. A segunda situação permite a entrada de ar no escapamento, que também causa oxidação dos metais preciosos.

Além do cuidado com a revisão periódica e manutenção das peças, é importante ter atenção com a utilização de fluídos e aditivos não especificados pelas fabricantes de veículos e com a qualidade de combustíveis. “Seguindo as recomendações da montadora, não há risco. O ideal é que o veículo seja exposto somente a combustíveis de boa qualidade e procedência, e que a troca de óleo seja realizada no período correto, respeitando o tipo de produto recomendada pelo fabricante, sem adicionar nenhuma substância desconhecida”, destaca Furlan.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.