Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Automóveis
>
Feira de pesados
Feira de pesados

Fenatran foi palco para lançamentos de caminhões, soluções inovadoras e dose de nostalgia

Vagner Aquino
Do Diário do Grande ABC
24/11/2017 | 07:05
Compartilhar notícia
Divulgação


Há pouco mais de um mês, a 21ª Fenatran (Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas) se encerrava. Sediada pela primeira vez no São Paulo Expo, a feira atraiu mais de 50 mil pessoas entre participantes e profissionais do setor, que encontraram por lá novas tecnologias, serviços e diversidade de produtos apresentados pelas principais montadoras de caminhões, como Ford, MAN, Scania, Volvo, Iveco, entre outras. Sem contar outros 350 expositores globais.

Sem tantos lançamentos no segmento de pesados, a feira se voltou em partes à nostalgia. É isso aí! Fabricantes como Mercedes-Benz e Scania lançaram versões especiais de modelos que rememoram ícones das estradas. A alemã, por exemplo, além de reestilizações de modelos já existentes (como Axor renovado e novo Accelo com cabine estendida), lançou série especial do Actros. Limitada a 21 unidades, o topo de linha da marca ganhou inspiração retrô, vinda da dos clássicos L 1111 e L 1113, datados das décadas de 1960 e 1970. Nos diferenciais, destaque para a carroceria em tom verde e chassi pintado em vermelho.

Já a montadora sueca apostou ainda mais forte na releitura de modelos antigos. Além de expor o Edição Especial 60 anos (que tem como base os modelos R 440 e R 480), a fabricante montou estande especial dedicado aos retrôs, com 700 metros e exposição de dez modelos, para comemorar os 60 anos de sua instalação no Brasil (completados em 2 de julho). Destaque para a divisão exclusiva de caminhões laranjas, os famosos Jacarés. Estrelaram L 75 (representante da primeira linha de caminhões da marca produzidos no Brasil), L 111 S e T 113, este, marcado como ícone da Série 3, que em outubro perdeu o posto de mais vendido da história da marca para o R 440.

A Scania também levou soluções inteligentes, conectadas e sustentáveis para aumentar a rentabilidade dos clientes, além de novas motorizações (de 450 cv e 510 cv). Em serviços, a fabricante apresentou o inédito Programa de Manutenção com Planos Flexíveis no mercado brasileiro, modalidade em que, por meio da conectividade, o veículo informa o momento ideal de parar para a revisão. Outra novidade foi o Driver Services, que orienta o cliente por meio de um conjunto de ações focadas no motorista e dispõe de treinamento e coaching personalizado, a fim de melhorar o modo de direção e, consequentemente, os custos da empresa. O caminhão-show Streamline R Highline 620 6x4 foi estilizado e preparado especialmente para a Fenatran 2017.

Quem também comemorou 60 anos de Brasil na exposição foi a Ford, que não lançou modelo inédito, mas apresentou o Cargo Connect, desenvolvido no País, para mostrar a vasta tecnologia embarcada que os caminhões da marca deverão trazer nos próximos anos. Nele há assistente autônomo de frenagem (em que o motorista programa e o veículo freia sozinho), pesagem de carga, alerta de ponto cego e diagnóstico para manutenção preventiva, entre outros detalhes. O Boné Alerta também fez estreia. Trata-se de dispositivo inteligente equipado com sensores cuja função é monitorar sinais de sonolência no motorista.

Comemoração também foi norte para a Iveco. Ao celebrar 20 anos no País, a marca iniciou ciclo de lançamentos a partir da Fenatran 2017, com nova opção na linha Daily (City 30S13, nas versões chassi e furgão, cujas vendas terão início no primeiro trimestre de 2018), versões que completam a gama Tector, e edições comemorativas às duas décadas – como as séries personalizadas do Daily e do Hi-Way. A holandesa DAF apresentou seus inéditos XF 105 e CF85, voltados ao off-road, e a Volvo levou o VM Autônomo, que é o primeiro caminhão com condução autônoma testado em operação real.

ELÉTRICO - Quem, de fato, inovou, foi a Volkswagen Caminhões e Ônibus. A marca apresentou em primeira mão o primeiro caminhão 100% elétrico, o e-Delivery. Totalmente desenvolvido no Brasil, o modelo, que figurou ao lado da nova família Delivery de 3,5 a 13 toneladas, foi projetado para entregas na cidade e tem autonomia de até 200 quilômetros. Propulsão limpa será disponibilizada em modelos de nove e 11 toneladas. Seus testes começam no início do ano que vem, em São Paulo.

VANS - O segmento de vans também deu o que falar na Fenatran. Neste segmento, os holofotes se voltaram para a Mercedes-Benz Sprinter, que lançou a edição especial 20 anos no Brasil. A série é limitada a 20 unidades e tem itens de segurança inéditos, dentre eles, câmera de ré.

Já a Peugeot apostou nos modelos Expert e Boxer com o objetivo de alavancar suas vendas no segmento de utilitários, assim como consegue na Europa. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.