Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Rubão se frustrou com vitória de Kiko
Por Raphael Rocha
do Diário do Grande ABC
18/11/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


A vitória eleitoral do prefeito de Ribeirão Pires, Adler Kiko Teixeira (PSB), na quinta-feira, no TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo), não frustrou somente o ex-vice-prefeito da cidade Edinaldo de Menezes, o Dedé (PPS), autor da ação eleitoral que contesta a expedição de diploma para o socialista. O presidente da Casa, Rubão Fernandes (PSD), não escondeu o descontentamento com o resultado. Isso porque, caso Kiko – e, por consequência, o vice-prefeito Gabriel Roncon (PTB) – fosse cassado, Rubão assumiria interinamente a Prefeitura. Dizem que Rubão já estava até conversando com vereadores sobre a montagem de um governo de transição, pensando em secretários e estratégia para se viabilizar ao Paço. Mas tudo ruiu.

Homenagens

Nesta semana, durante a discussão dos preparativos para o evento de hoje para celebrar os 35 anos da primeira vitória do PT em uma eleição – em 1982, Gilson Menezes se tornou prefeito de Diadema –, integrantes do petismo diademense divergiram sobre homenagens a José Augusto da Silva Ramos. Zé Augusto foi secretário de Saúde de Gilson, foi prefeito de Diadema pelo PT entre 1989 e 1992, deputado federal em 1994, mas se tornou o grande rival do partido nas últimas duas décadas. Zé Augusto, inclusive, se filiou ao PSDB e concorreu diversas vezes contra figuras petistas nas urnas. Após intenso debate, o veredicto: haverá foto de Zé Augusto em um painel dos ex-prefeitos petistas.

Definido? Nem tanto

A apresentação da segunda denúncia contra o ex-prefeito de São Bernardo Luiz Marinho (PT) só reforça a tese de petistas descontentes com sua pré-candidatura ao governo do Estado. Muitos acreditam que, embora Marinho já tenha seu nome encaminhado para concorrer ao pleito estadual do ano que vem, a discussão sobre quem será o postulante petista na corrida paulista só será fechada mesmo em meados de abril, quando também se saberá se o atual governador, Geraldo Alckmin (PSDB), apresentará nome de sua confiança na busca da sucessão.

Exclusividade

Mais votado na eleição interna promovida pelo prefeito de Diadema, Lauro Michels (PV), para saber quem será o candidato apoiado pela administração a deputado estadual, Márcio da Farmácia (PV) tem comentado com interlocutores o desejo de deixar a chefia de Gabinete para ficar exclusivamente como vice-prefeito e, desse jeito, se dedicar exclusivamente à construção de sua campanha. Em 2014, Márcio foi candidato a deputado federal, mas o projeto político teve início de fato às vésperas do pleito, estratégia essa que se mostrou fracassada nas urnas.

Conversas

Cotado para ser vice na possível chapa na eleição ao governo do Estado liderada por Márcio França (PSB), o deputado federal Alex Manente (PPS) se reuniu ontem com o prefeito de Guarulhos, Gustavo Henric, o Guti, considerado hoje uma das figuras mais influentes no PSB.

Roupa suja – 1

Candidato a vereador pelo PT em Mauá no ano passado, Clayton Gordinho (1.677 votos) recebeu na terça-feira o prefeito Atila Jacomussi (PSB) para uma reunião em sua casa. Pertencente ao grupo do ex-prefeito Donisete Braga (PT), Clayton está próximo de ser indicado para um cargo dentro do governo do rival do PT. Mas o encontro não terminou do jeito que o ex-candidato imaginou.

Roupa suja – 2

No meio da reunião, uma ex-funcionária da FUABC (Fundação do ABC) que atuava no Hospital Nardini percebeu a movimentação e adentrou ao encontro. Ela esperou Atila terminar o discurso para cobrá-lo do pagamento dos direitos trabalhistas aos quais ela tem direito. Clayton Gordinho teria se exaltado, segundo relato de presentes, e expulsou a ex-funcionária do local. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.