Economia

Ata do Banco do Japão indica que política monetária atual está funcionando bem

A maioria dos dirigentes de política monetária do Banco do Japão (BoJ, o BC japonês) acredita que a atual política de agressivos estímulos monetários está funcionando suficientemente bem para que a instituição atinja sua meta de inflação de 2%, segundo ata da reunião de setembro do BoJ.

A avaliação sugere que é improvável que um recém-empossado dirigente do BoJ consiga apoio para uma proposta de ampliar as medidas de estímulos.

O documento mostra que uma autoridade não identificada do BC japonês - provavelmente Goushi Kataoka - questionou se a atual curva de juros em termos reais é suficientemente acomodatícia. Para esse dirigente, o BoJ precisa estimular ainda mais a demanda, uma vez que há um aumento de imposto sobre consumo previsto para outubro de 2019.

Já outro dirigente comentou que a curva da taxa de juros está "substancialmente" abaixo dos níveis naturais para todos os vencimentos de bônus do governo japonês (JGBs) e é "suficientemente acomodatícia".

Na quarta-feira (08), o BoJ divulga um sumário de opiniões de seus dirigentes referentes à reunião de outubro, realizada na semana passada e na qual não houve mudanças na política monetária. Fonte: Dow Jones Newswires.


Comentários


Veja Também

Tags

japão boj ata

Mais Destaques


Voltar