Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Setecidades
>
São Bernardo
Justiça proíbe show de Caetano Veloso em ocupação
Do Diário OnLine
30/10/2017 | 19:13
Compartilhar notícia
Divulgação


A pedido da Prefeitura de São Bernardo, a Justiça emitiu ordem judicial proibindo a realização do show do cantor Caetano Veloso, que estava previsto para acontecer ás 19h desta segunda-feira, na ocupação Povo Sem Medo, no bairro Assunção, em São Bernardo. Caso o cantor descumpra a liminar, uma multa de R$ 500 mil será imposta para cada um dos requeridos na ação. Ainda como informou a nota, a Administração tomará medidas para cumprimento da ordem judicial solicitando apoio da Polícia Militar. Caetano poderá realizar o evento na cidade quando cumprir a legislação municipal, diz o documento.

Segundo a decisão da juíza da 2ª Vara da Fazenda Pública de São Bernardo, Ida Inês Del Cid, “O local que não possui estrutura a suportar show, mormente para artistas da envergadura de Caetano Veloso, um dos requeridos nesta ação. Seu brilhantismo atrairá muitas pessoas para o local, o que certamente colocaria em risco estas mesmas, porque, como ressaltado, não há estrutura para shows, ainda mais, de artista tão querido pelo público, por interpretar canções lindíssimas, com voz inigualável.”

Caetano e outros músicos, que chegaram após a decisão da Justiça, ainda participaram do ato político no acampamento. Os cantores Criolo, Emicida e o vereador de São Paulo, Eduardo Suplicy (PT) estiveram no ato.

Nesta tarde, as atrizes Alinne Moraes, Letícia Sabatella, Marina Person e Sônia Braga, além da empresária Paula Lavigne, foram recebidas pela secretária de Governo de São Bernardo, Julia Benicio, para que pudessem intermediar a liberação do equipamento de som para o show de Caetano Veloso, que está previsto para ocorrer às 19h desta segunda-feira na ocupação Povo Sem Medo, organizada pelo MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto) no bairro Assunção. O líder do movimento, Guilherme Boulos, informou em sua página oficial, que a Administração da cidade teria proibido a entrada dos equipamentos no acampamento.

As celebridades chegaram à Prefeitura e foram informadas por membros da comunicação de que a demanda seria levada ao prefeito Orlando Morando (PSDB). Após breve conversa, a secretária concordou em receber as artistas.

No acampamento, 100 pessoas se juntaram para realizar os preparativos para o show do músico. O policiamento foi reforçado. Uma equipe do Romu (Rondas Ostensivas Municipais), três GCMs (Guarda Civil Municipal) e duas equipes da Ronda Cidadã estão no local. Geralmente o policiamento é realizado por apenas uma equipe da GCM.

Presença de famosos

Por volta das 15h30, artistas começaram a chegar ao acampamento. O líder do MTST, Guilherme Boulos, postou fotos em seu perfil oficial de uma rede social que mostravam a presença de personalidades no acampamento. Ainda segundo a postagem, mais famosos estão sendo aguardados para acompanhar a apresentação do músico tropicalista.

Em declaração recente, Caetano Veloso disse que “o terreno da #ocupaçãopovosemmedo está sem uso há 40 anos, com mais de R$ 500 mil de dívida do IPTU descumprindo todas as leis sobre direito a propriedade e à Constituição”.

Também na página oficial do cantor, cerca de 7,1 mil pessoas estão interessadas em comparecer no show dentro do acampamento, enquanto mil pessoas confirmaram presença.

Reintegração

Autorizado pela Justiça, o processo de reintegração de posse do terreno que está ocupado desde o dia 2 de setembro e pertence à construtora MZM depende de reunião, marcada para 11 de dezembro, entre o Gaorp (Grupo de Apoio às Ordens Judiciais de Reintegração de Posse) e lideranças do MTST.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.