Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Todo cuidado é pouco

Com Daniel de Oliveira, ‘Aos Teus Olhos’ debate a responsabilidade de condenar o outro

Por Miriam Gimenes
25/10/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


 Quem utiliza o WhatsApp vez ou outra é colocado em um grupo específico. Alguns são da família, há os da equipe de trabalho, dos amigos de longa data e, quem tem filhos, geralmente está no dos pais da escola das crianças. E tem de se ter cuidado – e filtro – sobre o que é postado nestas ferramentas de conversação. Em apenas uma frase é possível acabar, literalmente, com a vida de alguém.

É justamente sobre isso que trata o filme Aos Teus Olhos, de Carolina Jabor, que está na programação da 41ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo – amanhã, às 21h50, no Cinearte 1, sábado, às 15h40, no Espaço Itaú Frei Caneca 5 e, domingo, às 16h50, no Cinesesc.

Na história – que se passa em um único dia –, Rubens (Daniel de Oliveira) é o professor de natação de um clube onde dá aulas. Tem um temperamento infantil, por vezes irresponsável, mas é adorado pelas crianças e pelos profissionais que trabalham com ele.

Só que após uma competição, Alex (Luis Felipe Melo), um de seus alunos, que visivelmente não gosta de praticar o esporte – é nítida a cobrança do pai que chegue sempre em primeiro lugar – , diz para a mãe que o professor o beijou na boca.

Ela fica um tanto alterada, o que não deixa de ser natural, e conta para o pai, que vai cobrar a direção do clube. A diretora, que conhece o professor de longa data, não acredita de início na situação e não o manda embora. Contrariada, a mãe posta nos grupos de WhatsApp e Facebook, acusando o professor, que passa a ser rechaçado nas redes sociais e vê sua vida ir do céu ao inferno em apenas um dia.

O caso lembra um pouco o da Escola Base, instituição de ensino de São Paulo cujos proprietários foram acusados injustamente de abuso sexual, na década de 1990, o que levou o encerramento de suas atividades e os envolvidos a terem sérios problemas de saúde. E serve de alerta: independentemente do que se diga e difunda nas redes sociais, é preciso dar a chance de o outro se defender. Rubens o fez, mas ninguém acreditou nele, tamanha a comoção na internet.

O longa levou os prêmios de melhor roteiro (Lucas Paraizo), ator (Daniel de Oliveira), ator coadjuvante (Marco Ricca) e melhor longa de ficção pelo voto popular no Festival do Rio. Também estão no elenco Luisa Arraes, Malu Galli, Stella Rabello, Gustavo Falcão e Luiz Felipe Mello.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.