Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024

Profissionais de projetos
Marcela Galan
especialista em recrutamento da Robert Half
03/10/2017 | 07:28
Compartilhar notícia



1 – Em quais momentos a empresa deve optar pela contratação de profissional de média e alta gestões por um período de tempo determinado?

A indicação é que profissionais de projetos sejam contratados em momentos estratégicos, como a troca ou implantação de sistemas ou metodologias, os picos ou excessos de demandas, ausências programadas ou inesperadas de profissionais-chave, reestruturações, fusões e aquisições, entre outras demandas que gerem impacto nos negócios da companhia.

2 – Qual é o perfil desse profissional de projetos?

Em geral, profissionais que optam por construir carreira em projetos se diferenciam pela vontade de adquirir conhecimentos em diferentes segmentos, com flexibilidade. Gostam de ser movidos por desafios que a modalidade proporciona e são extremamente focados na qualidade dos resultados apresentados. Eles se destacam também pela capacidade de adaptação a diferentes ambientes e amplo conhecimento do mercado.

3 – Quais áreas mais demandam profissionais de projetos?

Dentre as áreas em alta no mercado de projetos estão a jurídica e as de finanças, tributária e auditoria. A área de tecnologia está mostrando crescimento significativo na contratação desse tipo de profissional, principalmente quando o assunto é implantação de sistemas. As startups, por exemplo, costumam procurar por profissionais com experiência para cargos de média e alta gestões para comandar projetos específicos. Um estudo da Robert Half com 100 diretores de RH (Recursos Humanos) brasileiros aponta que 87% dos entrevistados acreditam que até 2020 os profissionais de projetos terão tanta importância no mercado quanto os de vagas permanentes.

4 – Para o profissional, quais são as vantagens de construir carreira em projetos?

Ser um profissional de projetos permite que o colaborador adquira conhecimento em diferentes segmentos do mercado, companhias e sistemas de trabalho. Oura vantagem é a possibilidade de se organizar para ter períodos livres para fins educacionais ou de lazer, por exemplo, entre um projeto e outro. Com planeamento é possível atingir certa estabilidade financeira nesse modelo de trabalho. Trata-se de uma carreira e não de uma opção em momentos desafiadores do mercado.

5 – De que maneira um profissional pode aproveitar um projeto para se desenvolve?

A primeira orientação é investir na formação. Aposte em cursos direcionados à área de atuação. Quanto à fluência no idioma inglês, ela deixou de ser diferencial para se tornar obrigatória. No currículo e nas entrevistas de emprego destaque sua atuação nos projetos, incluindo as principais realizações, se possível com números e estatísticas. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.