
A chuva que atingiu o Grande ABC na tarde desta quinta-feira voltou a gerar transtornos, mas sem o registro de vítimas. Em São Caetano, o Córrego dos Meninos transbordou e causou o alagamento de vias na Vila São José e em trechos da Avenida Guido Aliberti, segundo informações da prefeitura.
VEJA FOTOS ENVIADAS POR LEITORES
Em São Bernardo, foram registrados 11 pontos de alagamento, sendo cinco intransitáveis, todos na região central: Rua Jurubatuba com Rua Djalma Dutra; Avenida Armando Ítalo Setti; junção das Avenidas Brigadeiro Faria Lima, Pery Ronchetti e Rua Santa Filomena; cruzamento da Alameda Glória com Rua Nilton Monteiro de Andrade (próximo ao INSS); e na Avenida Prestes Maia com Rua Marechal Deodoro.
De acordo com o Cobom (Centro de Operações do Corpo de Bombeiros), quinze pessoas ficaram ilhadas no alagamento da Rua Jurubatuba e foram resgatadas com a ajuda de um bote. Elas foram levadas para um local seguro. Ninguém se feriu.
Os outros pontos de alagamentos transitáveis na cidade ficavam no cruzamento das Avenidas Robert Kennedy e Piraporinha; na Avenida Kennedy (próximo ao C&C); na Rua Joaquim Nabuco com Avenida João Firmino; na Avenida Pereira Barreto; na Avenida Dr. Rudge Ramos (na altura da Uniban) e na Rua Afonsina (na divisa com Santo André). Segundo a Prefeitura de São Bernardo, a situação nos locais já foi normalizada.
A queda de uma barreira também causou a interdição da Avenida Maria Servidei Demarchi, nas proximidades da saída do km 23 da via Anchieta. De acordo com a prefeitura, equipes ainda trabalham no local e agentes do Departamento de Trânsito orientam os motoristas.
Um ponto de alagamento na altura do km 13 da via Anchieta interditou a pista central sul, sentido Capital. Segundo a Ecovias, a pista central norte, sentido litoral, também ficou debaixo d'água. O tráfego foi liberado por volta das 19h.
Segundo a Defesa Civil de São Bernardo, a chuva de hoje também causou pontos de alagamento em vias do Jardim Ipê, Jardim Silvina, Divinéia, Pedreira, Areião e Represa. Foram registrados, ainda, desabamentos e escorregamentos de terra no Jardim Las Palmas, Vila Esperança, Lavínia, Ferrazópolis, Tiradentes e Nova Baeta. No Jardim Petroni, um muro desabou, mas ninguém ficou ferido.
Trólebus - A chuva também prejudicou a circulação dos trólebus na tarde de hoje. Segundo a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), todos os ônibus que funcionam com energia elétrica deixaram de operar entre as paradas Jardim do Mar e Cecom, nas linhas 288P (Ferrazópolis/Piraporinha) e 287P (Terminal Santo André Oeste/Piraporinha), das 16h05 às 18h. No momento, a circulação é normal.
Já a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) informou que circulação dos trens não foi prejudicada pela chuva. Houve apenas, no Metrô, a redução temporária de velocidade na Linha 3 (Vermelha).