A obrigatoriedade de fazer a inspeção divide a opinião dos motoristas ouvidos pelo Diário. Enquanto alguns acreditam que o procedimento será um instrumento de proteção ambiental, outros o veem como desnecessário.
"Sou a favor porque irá trazer benefícios para todos nós, e ficaremos em dia com o meio ambiente", diz o motorista Edvan Pereira Calumbi, 47 anos, morador de Mauá e proprietário de um caminhão a diesel.
Seu colega de profissão, Antonio Felix Vieira, 52, morador de Diadema, também aprova a inspeção. "O diesel faz muita fumaça, e até nós, caminhoneiros, sofremos com o cheiro. Além de prejudicar a natureza, afeta a saúde."
Há também quem não aprove a medida, como Luiz Alfredo de Oliveira, 53, proprietário de uma transportadora em São Caetano. "Sou contra porque, em primeiro lugar, é preciso melhorar a qualidade do diesel. Além do mais, as taxas teriam de ser reembolsadas", reclama. O comerciante José Luiz Corsi, 46, de Santo André, também discorda. Seu carro tinha placas de São Paulo e já passou pela inspeção neste ano, mas como foi transferido para Santo André terá de fazê-lo novamente. "Não concordo, mas não terei escolha."
Capital enfrentou filas nos postos de atendimento
Dificuldade para agendar a vistoria, filas em pelos menos quatro dos 14 centros de inspeção considerados mais bem localizados, e morosidade para receber o reembolso da taxa são algumas das falhas apontadas pelos motoristas que tiveram de passar pelo procedimento na Capital.
Nos primeiros dias da inspeção iniciada em 1º de fevereiro, motoristas enfrentaram filas para conseguir passar pela vistoria. A expectativa era que nenhum motorista demorasse mais de meia hora nos postos de inspeção. No entanto, alguns tiveram que esperar por mais de uma hora.
O site para agendamento das avaliações também foi alvo de reclamações. Contribuintes disseram que, por várias vezes, o sistema estava lento ou a página fora do ar, impossibilitando o cadastro.
Jarbas Zuri, diretor de ação ambiental do Semasa, diz que os erros e acertos da Capital vão servir de modelo para a região.