SETECIDADES


quarta-feira, 11 de novembro de 2009 9:26

Após apagão, situação é normalizada no Grande ABC

Do Diário OnLine

32 comentário(s)

Após viver horas de caos por conta do beclaute que atingiu São Paulo e 18 Estados brasileiros, a situação no Grande ABC já se encontra normalizada na manhã desta quarta-feira. De acordo com a AES Eletropaulo, o fornecimento de energia elétrica foi totalmente restabelecido na região.

O apagão começou por volta das 22h de ontem e a situação voltou à normalidade ao longo da madrugada. O secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, afirmou nesta quarta-feira que o apagão foi causado pela queda de três linhas de transmissão que transportam energia da hidrelétrica de Itaipu. Segundo o secretário, a queda foi provocada por "condições meteorológicas adversas".

A Usina de Itaipu voltou a operar em condições de normalidade às 6h. Neste momento, de acordo com nota publicada no site da hidrelétrica, 18 unidades produzem energia: nove unidades geradoras de 60 Hz e nove unidades geradoras de 50 Hz. O Brasil recebe agora 9.800 MW de energia produzida por Itaipu. Somando os 650 MW de energia transmitidos para o Paraguai, a usina produz ao todo 10.450 MW.

Ocorrências na região - Durante a interrupção do fornecimento de energia elétrica, o Corpo de Bombeiros do Grande ABC registrou 35 ocorrências de pessoas presas em elevadores nas cidades de Santo André, São Bernardo e Diadema.

A circulação dos trens da Linha 10-Turquesa, que liga Rio Grande da Serra à estação Luz, foi interrompida entre as 22h10 de ontem e 1h30 desta madrugada, segundo a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). No momento, a situação já está normalizada.

Durante o beclaute, os usuários foram orientados a permanecer nas estações ou dentro das composições. Alguns tiveram de deixar os trens e seguir a pé até a plataforma mais próxima. Apesar dos transtornos, nenhuma ocorrência grave foi registrada durante o apagão.

Os trólebus que operam no Corredor ABD (São Mateus - Jabaquara) retomaram as operações às 3h30 desta madrugada, somente com veículos movidos à diesel. De acordo com a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), os veículos elétricos começaram a circular às 6h55, porém, 15 minutos depois um curto-circuito na rede aérea em Santo André provocou a paralisação dos veículos que atendem o trecho.

Ainda de acordo com a EMTU, a concessionária Metra remanejou veículos a diesel para as linhas 284 (Santo André - São Mateus) e 285 (São Mateus - Ferrazópolis), permanecendo paralisadas as linhas 286 (Santo André - Ferrazópolis) e 287P (Santo André - Piraporinha). A energia no trecho foi restabelecida às 8h30 e a operação voltou à normalidade, gradativamente.




Relacionadas

Tags

Comentários

ZOINHO GRANDE

12/11/2009 às 1:11

Nem Pt ... nem Psdb... a culpa desse tal apagão foi ou foram de duas Personalidades... voceis escolhem... número 1 ... Dr. Aidan... número 2... o juiz Simon...

denilson cicote

11/11/2009 17:26

Caro Sergio; Pra quem não é petista, vc esta com a mesma linguagem deles.Me explica então; porque é o governo federal que está desesperado atras de explicações?Será que os petistas abandonaram a dilma e apoiam Jose Serra?Por que tirar o corpo fora do governo federal?antes a culpa do apagão foi de FHC.agora é de ninguem

SERGIO

11/11/2009 às 17:18

E vamos nos lembrar: GERAÇÃO por hidroelétricas, usinas nucleraes (Angra), salvo algumas termoelétricas, são do GOVERNO FEDERAL TRANSMISSÃO DE ENERGIA, da usina até nossas casas é de RESPONSABILIDADE DE EMPRESAS PRIVADAS. (criadas no governo FHC)

SERGIO

11/11/2009 17:03

Não esqueçam q foi o PSDB q privatizou a ELETROPAULO, e q a empresa PRIVADA de transmissão de energia de São Paulo, onde deu o pau é a CTEEP – Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista responsável por 100% de transmissão de SP e 30% da energia transmitida pelo Sistema Interligado Nacional (SIN). e ae?

SERGIO

11/11/2009 às 16:45

Aliás Denilson, vc se lembra q Eletropaulo foi privatizada pelo PSDB? Como cobrar investimentos federais para uma empresa privada? A empresa PRIVADA responsável pela transmissão em SP é a CTEEP- Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista...jogue a bronca no FHC agora...rarararara

denilson cicote

11/11/2009 16:37

mas o importante de tudo isto é podermos debater, e mesmo não concordando, respeitar-se. Como é da tradição do Diario, esse espaço democratico permite a troca de ideias e o debate. Parabens Diarios e seus leitores.

denilson cicote

11/11/2009 às 16:30

Posso não entender de tecnologia, pois sou muito burro, mas entendo de pessoas, verdades e mentiras. Alias, pelo jeito acho que sei pelo menos mais de tecnologia que o ministro responsavel e alguns tecnicos...(hehehe)

SERGIO

11/11/2009 16:30

Denilson Cicote, não defendendo nenhum governo, nem do Lula nem do Serra, já q a falha foi na rede da CESP. o q houve foi uma FALHA DE EQUIPAMENTO, coisa q independe de ter sido feito investimentos ou não! Assim como a internet da Telefonica deu pau tempos atras, o sistema elétrico tb é passível de problemas.

denilson cicote

11/11/2009 às 16:27

o presidente da Itaipu, Jorge Samek, informou que a interrupção de energia foi causada por problemas em duas das cinco linhas de transmissão.Paulo Bernardo disse; "Eles pensaram que tinha sido o temporal que tinha derrubado linhas de transmissão, mas não foi. Se a linha estivesse danificada, não teria voltado às cinco.

denilson cicote

11/11/2009 15:53

Caro P da vida,segundo César de Barros da Abrate (Associação Brasileiras das Grandes Empresas de Transmissão de Energia Elétrica), o fato de as torres de transmissão estarem intactas indica que houve alguma falha no equipamento de interligação entre a usina de Itaipu e o SIN (Sistema Interligado Nacional)Nao teve raio.

SERGIO

11/11/2009 às 15:41

(cont) a quantidade de resíduos é maior, então, qto mais combustível, maior a chama. Qdo a chama esta bem pequena, o processo esta quase perfeito, conseguindo o refino com quase nenhum resíduo. O barulhão q vc´s ouviram foram os potentes motores diesel dos geradores da PQU e entraram em ação qdo faltou a energia

SERGIO

11/11/2009 15:02

(cont) q tb não é 100% garantido. Se não houvesse hoje tanto entrave ambiental p/ se construir hidroelétricas, desde o governo FHC estaria sendo construidas, ao certo. Qto a "vela gigante" da PQU, o seguinte, essa é queiam de resíduos do processo do refino, como parte do processo para com o apagão (cont)

SERGIO

11/11/2009 às 14:59

Me digam os indignados qual o sistema q vc´s conhecem q não é passivel de falhas ou acidentes? Blackout´s como estes ocorrem muito raramente; em 2004, nos EUA, Nova York ficou dois dias sem energia. Na Europa, as usinas estão interligadas para q se uma falhe, outra faça a vez, mas é um sistema (cont.)

SERGIO RABELLO

11/11/2009 14:33

ATÉ AGRA SÓ OUVI ABOBRINHAS A RESPEITO DISSO QUERO SÓ VER QUEM SERÁ PUNIDO POR ISSO !!!!! ( BRASIL UM PAIS DE TOLOS E IGNORANTES )

denilson cicote

11/11/2009 às 14:31

Valeu, mas ja tem um politico na familia.Voce ta querendo me arrumar confusão em familia (hehehe, brincadeirinha). Mas quanto ao voto no PSDB voce tem toda razão. A musica que mais canto pra minha filha dormir é; Serra, Serra, Serrador, Serra a estrela que apagou....

P da vida

11/11/2009 14:26

Nem tudo é politica, já ouviu falar em tecnologia, um sistema de banco cai, um carro quebra, o cano fura e nem por isso o problema é do PT, PSDB ou seja lá quem for. Nem tudo é politica, sou Engenheiro Elétrico, um raio pode ser a causa mais provavel sim, com imagens de satélite, não há o que ser feito.

P/ denilson cicote

11/11/2009 às 14:20

Meu voto é seu, se candidate pelo PSDB!

denilson cicote

11/11/2009 13:52

E por ultimo mas não menos importante, eu pago impostos para não precisar saber como funciona o sistema eletrico do pais inteiro. E é assim tambem com a saude, pois não sou medico, e com as pontes porque não sou engenheiro. Pago para que prestem um serviço decente. A democracia permite coisas assim, como ter opinião...

Rebeca

11/11/2009 às 13:48

O Apagão deixou todo mundo em estado de choque por não ter acabado a luz de uma vez e ir falhando aos poucos...mas vendo pelo lado positivo, a petroquímica passou a ser uma VELA gigante, fazendo a noite parecer dia! Onde moro todos sairam para ver o "sol artificial".

denilson cicote

11/11/2009 13:46

Finalmente, dá no mesmo dizer "foi o raio companheiro" e "eu não sabia do mensalão". Se as autoridades responsaveis não assumirem seus erros o que vai ser do pais?Vamos agora terceirizar a culpa?É CULPADO SIM QUEM DEIXOU QUE ISSO OCORRESSE.QUEM NÃO INVESTIU.Me desculpe, mas petista é otimo para desviar suas culpas...

denilson cicote

11/11/2009 às 13:31

E por que será que o governo não criou tambem sistemas (que ja existem em outros paises) que pudessem evitar o apagão? Em um pais onde a dengue(culpa da natureza, não dos politicos, certo?) mata por falta minima de medicamentos até parece que todos hospitais publicos terão um sistema informatizado de prevenção.

Déborah

11/11/2009 13:30

E alguém sabe pq subiu tanto fogo a petroquímica? Achei que estivesse acabando o munnnnnnnnndo.

denilson cicote

11/11/2009 às 13:25

Vamos combinar o seguinte então; por essa linha de raciocinio nenhum governo ou politico é mais culpado por nada. Vamos culpar os raios, as nuvens, o deus sol, os espiritos da floresta.A tv mostrou diversos casos de UTIs sem equipamentos.

P da vida

11/11/2009 13:14

É exatamente por isso que existe nobreak's e geradores, se faltar energia ele abastece o prédio ou no caso a UTI, o erro foi de quem não preveu algo tão obvio (uma simples falta de energia) e não projetou um sistema de energia de backup. Problemas técnicos ocorrem e é normal, e isso acontece em qq país

Paula

11/11/2009 às 13:04

O que me deixa P da vida são os comentarios dos que sabem tudo, entende de tudo. Tem gente que acha que um sistema elétrico pra alimentar um país inteiro é igual pra ligar a lampada de casa. [2]

Amarildo

11/11/2009 12:24

Ainda bem: um assunto novo para se comentar! NÃO AGUENTAVA MAIS TODO DIA AQUELE ASSUNTO DA MINA DA UNIBAN!!

denilson cicote

11/11/2009 às 11:11

Se queima uma lampada eu troco, e explico para minha filha o que aconteceu.Sei que o sistema eletrico não é a mesma coisa, mas, se acaba a energia em uma UTI cheia de bebes ? quem está lá ganha altos salarios para que isso não aconteça. ELES SÃO PAGOS PELOS NOSSOS IMPOSTOS!!!O problema verdadeiro é mesmo o apagão moral

Ao P da vida

11/11/2009 11:08

Vc tem razão, todo mundo joga a culpa na politica, no Lula, no FHC e no fim das contas foi um raio que caiu, ninguém percebe que politico é tudo igual.

Alan

11/11/2009 às 10:51

os trens da cptm até as 9;00h estavam parando em sao caetano...depois..o povo trocaria de trem sentido sao paulo..a cptm omitiu ...a situacao NAO esta normalizada..

P da vida

11/11/2009 10:51

O que me deixa P da vida são os comentarios dos que sabem tudo, entende de tudo. Tem gente que acha que um sistema elétrico pra alimentar um país inteiro é igual pra ligar a lampada de casa.

Primeira 1 2 Última