Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Palavra do Leitor
>
Palavra do Leitor
O advogado na gestão do problema
Por Do Diário do Grande ABC
14/11/2019 | 11:38
Compartilhar notícia


 Artigo

Acredito que todos os gestores se deparam, em algum momento, com problemas que parecem ser maiores que a própria gestão. Alguns exemplos que vivencio com os meus clientes: quando a implementação de novo sistema de integração da gestão não funciona no prazo estipulado e as soluções esperadas não funcionam; quando funcionário líder vai à concorrência no lugar do gestor que teve problema de saúde e precisou se afastar por muitos meses; quando mudança legislativa ou regulatória impacta nos negócios; quando há falecimento repentino de um sócio; quando os sócios deixam de se entender; quando notícia veiculada macula a imagem e idoneidade da empresa; quando há queda de faturamento; quando temos problema de qualidade de produtos ou serviços.

Em situações como essas, o jurídico é imediatamente acionado para ajudar na ‘gestão da crise’. Ao chegar na primeira reunião, a análise inicial que faço, entretanto, não é jurídica; acaba sendo mais microeconômica da situação, para checar se é crítica ou emergencial. Chamo de crítica a situação de veiculação de notícias, pois neste caso entendo que a tomada de decisões e providências deve ser imediata para estancar a crise. Já as situações emergenciais são aquelas que podem impactar negativamente nos negócios no curto e médio prazos. Então a partir dessa análise, junto com a empresa, passo a participar do processo de mudança para a nova situação. E cada empresa tem cultura organizacional diferente. Umas prepararam comitê com os principais gestores, traçam planejamento e passam a executá-lo; outras preferem que a questão fique restrita a pequeno grupo.

Independentemente do perfil organizacional, minha posição é sempre traçar o pior cenário, prevendo todos os riscos envolvidos e preparando a empresa para potencial momento de severa adversidade. Isso porque sou da opinião que se a empresa está preparada para o pior cenário, poderá se preparar melhor para a adversidade. Além disso, entendo que há componentes extras na gestão do problema: a intuição, a experiência, a capacidade de avaliação dos perfis pessoais e psicológicos dos envolvidos na questão, as crenças e a empatia do gestor. É nesse ponto que o jurídico deve atuar, junto com a gestão, orquestrando os recursos da empresa, os pontos fracos e os pontos fortes, para que o problema de gestão não vire problema jurídico a ser discutido no judicial ou arbitragem.

É justamente essa capacidade de orquestração que considero rande diferencial do advogado, pois ele poderá colaborar para destrinchar problema, analisar a realidade sem a miopia do envolvimento emocional, traçar estratégias, executar tarefas e avaliar continuamente os resultados para verificar se a rota precisa ser alterada.

Juliana Assolari é advogada sócia do escritório Lassori Advogados.

Palavra do Leitor

Disparidades
O Grande ABC é de disparidade gritante! Enquanto TCE (Tribunal de Contas do Estado) divulga falhas que comprometem a qualidade da merenda em escolas de São Caetano, Diadema e Mauá, com fogões enferrujados, sem termômetros para medir a temperatura de alimentos e outros absurdos (Setecidades, dia 5), a mesma São Caetano passa a oferecer almoço na entrada e na saída dos alunos (dia 7). Uma iniciativa é ótima; a outra é preocupante. Necessário rever.
Armando Silva Lopes
Diadema

Davi e Golias
O Davi Alcolumbre, que supostamente venceu o Renan ‘Golias’ na disputa pela presidência do Senado, parece ter mirado sua funda contra os desejos do povo e se aliado ao antigo adversário, que, como muitos políticos no Congresso, não quer nem ouvir falar de prisão após o julgamento em segunda instância, enrolados que estão com processos na Justiça. Para apenas postergar a discussão sobre o candente tema, ele propõe Constituinte exclusiva, o que vai ser o mesmo que pretender reconstruir casa quando apenas um cômodo precisa de reforma. Isso se chama empurrar com a barriga, ganhar tempo, enrolation! Davi, o povo não é mais gado tangido, se virarmos a boiada contra vocês, vai ser estrago e tanto! Isso é ameaça? Não. Quem somos nós, povo, para meter medo em vocês.
Mara Montezuma Assaf
Capital

A serviço de quem?
Segunda instância é insanidade do STF (Supremo Tribunal Federal) para extinguir a culpa. Criança de 10 anos, se tiver a paciência de pensar por três minutos seguidos, poderia dizer com segurança que durante esse debate a respeito da prisão em segunda instância e do trânsito em julgado a população teve de ouvir algumas das coisas mais estúpidas que o mundo jurídico brasileiro, ou mundial, jamais ouviu. A culpa não é das palavras, coitadas, que estão quietas lá no dicionário e não dão prejuízo a ninguém se forem deixadas em paz. A culpa é dos gigantes do nosso direito, que foram mexer nelas para montar seus raciocínios – ou o que imaginam ser raciocínio. Os defensores da ideia de proibir a prisão de condenados em segunda instância exigem que se complete o trânsito em julgado para que um criminoso do tipo magnata, entre, enfim, na cadeia. Com os ‘garantistas’ do STF à frente de todos, acham indispensável presumir que os juízes da primeira e segunda instâncias vão errar sempre. O réu, portanto, deve ter direito a ficar recorrendo às instâncias superiores a cada vez que é condenado – o que, na prática, deixará seu caso para ser resolvido só no dia do juízo universal.
Luizinho Fernandes
São Bernardo

Campestre
Concordo e faço minhas as palavras do leitor Claudio Luiz da Silva, quando reclama sobre a ausência do departamento de trânsito de Santo André (Ausente, dia 9). Por duas vezes liguei pedindo apoio sobre motoristas que estacionam em frente nossa garagem, mas o máximo que obtive foi orientação para ligar para a Polícia Militar. A toda hora e todos os dias temos problemas, sendo que os motoristas, sem qualquer educação e respeito, além de fazerem pouco caso, geralmente nos ofendem e até nos ameaçam e, claro, usam o velho chavão: ‘É só um minutinho’. No nosso quarteirão, que antes tinha dez casas térreas, foram construídos três prédios sem condomínio. Cada um com seis apartamentos. E outro será erguido em breve. Mais pessoas chegando e seus familiares vindo em visita e a cada dia tudo piora. Existe algum serviço para enviar foto desses acontecimentos e o motorista receber multa? Obviamente, corremos risco contra a integridade. Gostaria que houvesse parecer por parte das autoridades e, se possível, alguma ação para solucionar esse problema.
Maria do Carmo Ribeiro
Santo André




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.