Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Eles fazem Memória e pedem passagem
Por Ademir Medici
21/02/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


 Memória realizou nova rodada de entrevistas, segunda-feira, para as próximas edições do DGABC TV. Reuniu o time da foto, com idealistas que curtem e constroem Memória. São todos do Grande ABC. Acompanham e divulgam a página Memória. E vieram a se conhecer no estúdio do Diário.

 

SANTO ANDRÉ

O jornalista Guilherme Diniz é o autor do blog “Imortais do Futebol” – do Grande ABC para todo o Estado de São Paulo, outros Estados da Federação e para o mundo. Um clube se destacou? Acreditem, está no blog do Guilherme. Confiram: www.imortaisdofutebol.com.

 

SÃO BERNARDO

O professor e biólogo Claudinei Correa de Mello. Nei trocou o conforto do centro urbano da sua cidade por uma chácara depois da Balsa João Basso. Vive em contato direto com a natureza. Estuda e fotografa a fauna, flora e formação hídrica do Riacho Grande.

 

MAUÁ

O jornalista Daniel Alcarria estuda o futebol da sua cidade. Escreveu e lançou o livro “Almanaque Histórico do Grêmio Esportivo Mauaense”, acompanhado do DVD “A Locomotiva do ABC”. E continua: retirou literalmente do lixo documentos importantes do esporte mauaense, o que lhe permite viajar por vários campos além do futebol – leia-se formação urbana, social, étnica e tudo mais.

 

GRANDE ABC

O historiador Octavio David Filho, da Associação Pró-Memória de Ribeirão Pires, oferece uma visão regional a partir de duas escolas: o Ginásio Santo André e a Escola Técnica de Comércio Senador Flaquer. Para as duas seguiam, há 60, 70 anos, jovens como ele de toda a região. Ginásio e escola técnica, então, só em Santo André. É o Grande ABC presente em dois magníficos álbuns de formatura.

 

SENDO ASSIM...

Octavio, Daniel, Nei e Guilherme deixaram seus depoimentos gravados nos anais do Diário. E estarão conosco nesta e nas próximas semanas. Um deles fará o programa do primeiro aniversário da versão Memória na TV. Não percam. E acompanhem os programas anteriores em www.dgabc.com.br.

 

Futebol universal

Na série nascida a partir da 95ª reunião do Grupo Literatura e Memória do Futebol, o Memofut, em 3 de fevereiro no Auditório Armando Nogueira do Museu do Futebol, uma dica preciosa: o Centro de Referência do Futebol Brasileiro, que fica no Estádio do Pacaembu.

O CRFB pesquisa e documenta diferentes expressões do futebol no Brasil, com vistas à constituição do acervo do Museu do Futebol. Há uma equipe dedicada à pesquisa, à documentação e à gestão de uma biblioteca e midiateca. Ali existe um fabuloso acervo de livros e periódicos, além de coleção de filmes, documentários, catálogos e obras de referência sobre o futebol. De fato e de direito, um espaço universal. Vários títulos focalizam o Grande ABC.

O bibliotecário Ademir Takara recebeu com carinho o Diário. E firmamos um compromisso informal: cada novo livro recebido, com a concordância do autor, será divulgado, mesmo que em poucas linhas, aqui em Memória.

 

DO AMAZONAS

PARA O MUNDO

E o primeiro trabalho vem do Amazonas: “Memória do Esporte Bretão Caboclo: os primórdios do futebol no Amazonas (1903 a 1914)”, de Gaspar Vieira Neto.

Entramos em contato com o autor. E dele recebemos as informações seguintes:

Essa minha pesquisa sobre os primórdios do futebol em meu Estado durou seis anos. Mas, apesar de ser muito cansativa, valeu a pena. Destrinchei um período nunca antes pesquisado e totalmente obscuro da história do futebol amazonense. Até porque a região amazônica ainda é muito carente de pesquisadores da história do futebol local, infelizmente.

Como sei que o Museu do Futebol é referência no Brasil, resolvi encadernar e levar meu livro para deixá-lo na biblioteca do museu. Fui bem recebido pelo Ademir Takara.

Sim, você tem minha autorização para divulgar meu trabalho aí no Sudeste. Aliás, quero muito que ele seja divulgado. Afinal, o Amazonas foi também um dos primeiros locais onde o futebol foi introduzido e merecia ter essa história registrada.

Todas as fontes foram tiradas diretamente de jornais da época do acervo do Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas.

Estou preparando o segundo volume dos primórdios do futebol no Amazonas. Brevemente levarei também para o Museu do futebol. Se alguém se interessar em adquirir meu livro em e-book, o contato é o ‘zap’: (92) 9-9128- 3924.

 

E NO MUSEU DO FUTEBOL

O Centro de Referência do Futebol Brasileiro foi inaugurado em outubro de 2013. Começou a ser idealizado desde a concepção do Museu do Futebol. Sua implantação foi iniciada em 2011 e contou com recursos da FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos) e parceria com o LabNAU/USP (Núcleo de Antropologia Urbana da Universidade de São Paulo).

A Biblioteca/Midiateca está aberta ao público de terça a sábado, das 10h30 às 17h. O acesso é gratuito. Basta passar na bilheteria do Museu do Futebol, informar nome e RG e retirar um crachá para abrir a porta do elevador biblioteca que fica no segundo andar.

Mais informações: crfb@museudofutebol.org.br; ou pelo telefone 3664-3848, ramal 134.

 

Diário há 30 anos

Domingo, 21 de fevereiro de 1988 – ano 30, edição 6682

Manchete – Reunião de emergência nos Estados Unidos da América acelera acordo da dívida externa.

Imprensa – O jornalista Luiz Nassif estreia no Diário com a página “Seu Orçamento”. Seu primeiro comentário: “O governo está numa encruzilhada, com o retorno das expectativas inflacionárias altistas, e pode ter que optar por um novo choque na economia, que pode ser do tipo ortodoxo clássico ou ortodoxo com congelamento”.

Nacional – Temporal mata mais de 50 pessoas no Rio de Janeiro. Estado é crítico na Serra do Mar e de alerta em Santos.

 

Em 21 de fevereiro de...

1918 –Visitam Santo André o coronel Manuel Affonso Pereira e seu filho, Dr. Guilherme Pereira, de Florianópolis.

De um artigo no Estadão de Oliveira Lima, diplomata, historiador e jornalista: “como tem vivido diplomaticamente o Brasil e os Estados Unidos. Pelo decreto de 7 de dezembro de 1896, o Amazonas e seus afluentes foram abertos à navegação mundial”.

1973 – Explosão na CBC (Companhia Brasileira de Cartuchos), na Avenida Industrial, em Santo André, fere 26 empregados.

 

Hoje

Dia Nacional do Imigrante Italiano

Festa da Imigração Italiana

Dia Internacional da Língua Materna

Dia do Naturismo, para lembrar a atriz Luz Del Fuego (que se enrolava em duas jiboias).

Santos do Dia

Fortunato

Pedro Damião (doutor da igreja falecido na Itália em 1072)

Sérvulo

 

Municípios Brasileiros

Celebram seus aniversários em 21 de fevereiro:

No Piauí, Jaicós

Em Santa Cataria, São Carlos




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.