Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Terça-Feira, 23 de Abril de 2024

Memória
>
Memória
A trilogia da Iª guerra
Ademir Medici
30/01/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


Memória conclui a trilogia dos jovens da região colocados de prontidão, em 1918, para defender o Brasil na chamada Guerra da Europa, posteriormente chamada de Primeira Guerra Mundial. Nomes da classe de 1896 de todo o Estado foram relacionados para um sorteio: quais seriam os convocados?

Um século depois, os sobrenomes do Grande ABC são familiares, de ‘A’ a ‘Z’, com muitos filhos de imigrantes italianos.

Da lista de hoje, destacamos, em fotos, dois nomes:

Antonio Petransan, que depois seria eleito vereador, exercendo o Legislativo em 1936 e 1937. Representava o Distrito de Paranapiacaba, onde nasceu. 

Joaquim Mariano Ribeiro, que viveu quase até 100 anos e que sempre morou na Rua Marechal Deodoro, parente dos Oliveira Lima.

Petransan durante 16 anos exerceu a função de delegado de polícia em Paranapiacaba. Teve bares em várias estações férreas. Também foi proprietário de jazidas de minérios. Está no nosso livro Almanaque de Vereadores, em suas duas edições.

Joaquim Mariano foi entrevistado por Memória anos atrás. E fotografado em sua casa. Uma antiga casa que ficava em quarteirão central da Rua Marechal Deodoro: numa direção, avistava-se a torre da Matriz da Boa Viagem; na outra direção, do seu quintal, via-se o Paço Municipal.

No quintal, plantava frutas, verduras e legumes, até mesmo feijão, café e cana-de-açúcar, tudo para uso próprio e dos amigos. Mantinha poço raso de água. Um fogão a lenha. Sua casa, um verdadeiro ecomuseu, retratava as antigas residências dos tempos da Vila de São Bernardo. Era músico e até o fim percorria a Procissão dos Carroceiros com sua velha bicicletinha.

EXERCÍCIO

Insistimos: as atuais gerações podem nos auxiliar na identificação dos nomes relacionados hoje e nas edições de ontem e de domingo – a nossa trilogia da classe de 1896 que quase foi à guerra. Que caminhos cada um percorreu? Permaneceram na região? E assim por diante.

Memória sempre acreditou que a história local passa pela história familiar. E aqueles jovens de 1918 permaneceram esquecidos neste item do sorteio a que seriam submetidos, caso a guerra prosseguisse e o Brasil tivesse que enviar tropas para as frentes de batalha.

PAUTA

A trilogia proposta por Memória termina aqui. Mas temos novas informações. Um grupo grande de moradores que entrariam no sorteio, sabedores que a lista seria publicada, reivindicou a retirada dos seus nomes, pelos mais variados motivos. Temos esses nomes. E a maioria deles conseguiu o intento e não aparece na lista. Outros tiveram seus pedidos negados.

Jovens nascidos na Itália e que moravam na região foram convocados pelo exército do seu País e viajaram para a Europa.

Os dois casos serão abordados aqui em Memória.

Diário há 30 anos

Sábado, 30 de janeiro de 1988 – ano 30, edição 6663

Manchete – Inflação atinge 16,5% e o novo piso nacional de salários vai a Cz$ 5.280,00</CF>. Tempo do cruzado brasileiro.

Estradas – Doente, a Anchieta exige altos investimentos.

Via Anchieta sofre visível deterioração. O tráfego intenso de caminhões pesados ao mesmo tempo já coloca em risco vários trechos da estrada.

Memória – Rio Grande da Serra 

em 1910 e em 1940. No começo do século passado, a cidade possuía 56 contribuintes do imposto de indústrias e profissões; 30 anos depois, um dos raros proprietários de veículos automotores de Rio Grande era Francisco Midoli, pai de Irinea Midoli, futura prefeita local.

Data – Sonhar, porque hoje é o Dia da Saudade. Reportagem de Francisco Fukushima.

Em 30 de janeiro de...

1918 – O mecânico Haus Bauer, de São Bernardo, fere a mão esquerda ao examinar um revólver. É atendido em São Paulo.

A situação na Rússia. Do noticiário do Estadão:

Ruptura das relações com a Romênia.

Revolução do proletário na Finlândia.

A guerra: ataque aéreo a Londres: 37 mortos e 169 feridos.

1963 – Prefeito Benedito de Castro, de Santo André, vai ao Clube Atlético Aramaçan e assina a escritura de doação do terreno à agremiação. No total, 68.083 m².

1973 – Prefeito Aldino Pinotti, de São Bernardo, inaugura busto do professor e médico Jairo de Almeida Ramos, ao lado do Pronto-Socorro Municipal, na Rua Joaquim Nabuco.

1978 – Aberto, na Câmara de São Caetano, o 1º Simpósio sobre Enchentes.

1983 – Prefeito em exercício de 

Ribeirão Pires, João Maziero inaugura ponte sobre o Rio Taiaçupeba, na Estrada da Sondália, ligando Ouro Fino à Quarta Divisão. A ponte recebe o nome de Moichi Yamazaki.

Hoje

Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos

Dia da Saudade

Dia Internacional da Não Violência e da Paz nas Escolas

Municípios Brasileiros

Celebram aniversários em 30 de janeiro:

No Tocantins, Almas

Em Minas Gerais, Governador Valadares

Em Sergipe, Ilha das Flores

Na Paraíba, Jacaraú

Fonte: IBGE

Santos do Dia

Martinha 

Santa Jacinta de Marescotti

Savina

Barsimeu




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.