Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024

Avamileno com desafios no Solidariedade
Por Raphael Rocha
05/11/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


 O ex-prefeito João Avamileno, de Santo André, encerrou a novela e acertou, na semana passada, sua filiação ao Solidariedade, após quase quatro décadas no PT. Levou consigo o empresário Erick Eloi, em plano de seu grupo ter candidato à Prefeitura no ano que vem. Embora seja sigla ligada ao deputado federal Paulinho da Força, líder da Força Sindical, em Santo André o Solidariedade passa por processo de forte reformulação. Os dois vereadores do partido, Sargento Lobo e Vavá da Churrascaria, estão de saída e a principal liderança da legenda na cidade, o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André, Cícero Martinha, é conhecido nos bastidores por ter dificuldade em montar chapa competitiva de candidatos à Câmara. Soma-se a esse cenário o fato de Elian Santana, vereadora eleita pelo Solidariedade, ser alvo da PF (Polícia Federal) por suspeita de fraudes ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) – está afastada do mandato.

BASTIDORES

Primeira queda
Caiu ontem o primeiro secretário da quarta passagem de Atila Jacomussi (PSB) pelo comando da Prefeitura de Mauá. Jardel Enzenberg foi exonerado da função de secretário de Segurança Alimentar, vaga que ocupava desde o regresso do socialista, no começo do mês passado. Enzenberg é ligado ao vereador Ricardinho da Enfermagem (PTB) e, nos corredores do Paço, o comentário foi o de que houve desentendimento entre Atila, Ricardinho e Jardel. Não à toa o ex-secretário disparou indiretas nas redes sociais. À coluna, a administração socialista respondeu que “a exoneração partiu de um pedido do próprio ex-secretário de Segurança Alimentar Jardel Enzenberg, por motivos pessoais”.

China – 1
O primeiro dia da comitiva brasileira que visita a China foi recheada de reuniões – no bloco está o deputado federal Alex Manente (Cidadania), de São Bernardo, e secretário de relações internacionais da Câmara Federal. Alex comentou que houve reuniões na Embaixada Brasileira na China, na Assembleia Nacional Popular do país e na comissão de justiça na nação asiática.

China – 2
“Hoje a China é o maior parceiro comercial do Brasil e o Brasil, o maior parceiro da China na América Latina. Pudemos conversar sobre a importância da relação comercial entre os países. Também tivemos oportunidade de trocar assuntos como experiências, investimentos, comércio e previdência e saúde”, comentou o deputado federal Alex Manente (Cidadania), sobre as agendas na China.

Nero
Conhecido como um dos mais polêmicos e autênticos vereadores de Mauá, Adelto Cachorrão (Avante) se comparou a Nero, imperador da Roma antiga famoso por tocar fogo na cidade. Segundo o parlamentar, sua atuação na casa se assemelha, figurativamente, à do histórico personagem, já que ele diz gostar de incediar os debates no Legislativo.

Quebrar barreiras
O PDT de São Caetano iniciou busca por jovens que queiram ingressar na política da cidade, tradicionalmente ocupada por pessoas mais velhas. “Os jovens precisam ingressar e se envolverem de forma pró-ativa na política, se colocando na posição de protagonistas na resolução dos problemas locais”, comenta o presidente do PDT municipal, Bruno Castro.

Na parede
Mal assumiu a presidência do PSB de Santo André, o ex-secretário Ailton Lima já é pressionado por filiados que têm desejos eleitorais no ano que vem. Um grupo deu ultimato ao pré-candidato ao Paço para decidir o futuro dos vereadores Marcos da Farmácia e Jorge Kina. Se até o dia 15 não for sacramentada a saída da dupla – de forma amigável –, boa parte desse bloco sinaliza abandonar o barco.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.