Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Cena Política
>
Cena Política
MDB se reorganiza no Grande ABC
Por Raphael Rocha
11/06/2019 | 06:03
Compartilhar notícia


O MDB começou a se movimentar no Grande ABC e iniciou reformulação em diretórios onde o desempenho da legenda foi muito abaixo do histórico. Ontem, por exemplo, o empresário Wagner Grillo assumiu a comissão em Santo André – a sigla estava esvaziada desde a saída dos ex-vereadores José de Araújo e Sargento Juliano, que brigaram com Nilson Bonome, que também já saiu da agremiação. Em Diadema, após a confirmação da presidência nas mãos de Fernando Belem, houve definição de que a sigla vai caminhar com o pré-prefeiturável Taka Yamauchi (PSD), hoje secretário de Obras de Ribeirão Pires. “O Grande ABC é prioridade para o novo MDB. Queremos ter diretórios fortes, com renovação, com novos players, nova mentalidade. Vamos pensar em projetos para prefeito, vice, mas, o mais importante, fortalecer as chapas para os Legislativos”, disse Bruno Gabriel, coordenador regional do MDB. 

Dupla atuação 

 Na Câmara de Santo André há vereador ressabiado com a atuação de dois dirigentes do Sindserv (Sindicato dos Servidores Públicos) andreense: Rodrigo Gomes e Durval Ludovico. Isso porque ambos estariam se movimentando para lançar candidatura à vereança em 2020. Gomes seria candidato pelo PT. Durval, pelo PDT. Os dois se colocam à frente da discussão do projeto de lei que pede autorização do Legislativo para conceder parte do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) para a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) em troca do abatimento da dívida bilionária e investimentos na rede de água e esgoto.

Retorno

 Ex-vereador de Santo André, Luiz Carlos Pinheiro, o Pinheirinho, avisou que será candidato à Câmara no ano que vem. Pinheirinho foi parlamentar entre 2009 e 2012 pelo DEM – com mandato bem peculiar, aliás –, mas não conseguiu se manter na casa em 2012. Há três anos, apostou na candidatura de Mirian Pinheiro, no PHS. Ela recebeu 171 votos. A candidatura de regresso à política, segundo Pinheirinho, deve ser pelo PMB.

Cadê?

 Também ex-vereador de Santo André e assessor comissionado da Prefeitura de Santo André, Evilásio Santana, o Bahia (DEM), pouco tem sido visto nos corredores do Paço. Há quem diga que há tempos que Bahia não é encontrado sequer na cidade. O democrata não conquistou a reeleição em 2016, apesar de ter recebido 3.969 votos – ficou fora porque o DEM não obteve o quociente eleitoral para abertura de pelo menos uma cadeira.

Nomeação

O sindicalista José Braz da Silva, o Fofão (PDT), foi nomeado como assessor de departamento na Unidade de Assuntos Institucionais e Comunitários. Ligado à Força Sindical, Fofão integra os quadros do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André, liderado por Cícero Martinha (SD). O novo comissionado do governo Paulo Serra foi candidato a vereador em 2016, recebendo 1.378 votos. Dizem que a indicação foi acertada na visita do líder da Força Sindical, o deputado federal Paulinho da Força (SD), ao prefeito andreense, há duas semanas.

Ideologia de gênero

 A Câmara de São Caetano discute hoje projeto de lei apresentado por Adauto Reggiani (Patriota), suplente que assumiu a cadeira por algumas semanas no ano passado, que veta a abordagem de temas “ideologia de gênero” e “orientação sexual” nas escolas da cidade. O texto vai para plenário com parecer pela inconstitucionalidade.


Adiado

 O presidente da Câmara de São Caetano, Pio Mielo (MDB), encaminhou ofício à direção da Adria, tradicional fabricante de massas e biscoitos da cidade, a respeito da demissão de 106 funcionários efetivada na sexta-feira. O emedebista lembrou dos altos índices de desemprego no Brasil e disse que a casa está à disposição para debate sobre saídas econômicas à empresa sem a necessidade de corte de pessoal. O ofício foi endereçado também ao sindicato da categoria e à Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.