Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

O poder do novo secretário de Alaíde
Por Raphael Rocha
08/05/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


A queda de Heloise de Oliveira Villela da superintendência da Sama (Saneamento Básico do Município de Mauá) ainda rende. A demissão dela foi atribuída ao secretário de Saúde, Rogério Zutin, homem de confiança da prefeita de Mauá, Alaíde Damo (MDB). Mas o que se comenta é que Zutin preparou armadilha para Heloise. Zutin esteve na Sama na segunda passagem de Alaíde pelo Paço – quando Atila Jacomussi (PSB) estava preso – e, embora por pouco tempo, conseguiu emplacar aliados em cargos comissionados e em terceirizadas. Heloise não escondia seu descontentamento com o cenário. Zutin ficou sabendo e fez com que as reclamações chegassem diretamente aos ouvidos de Alaíde. Internamente, a demissão gerou polêmica e apreensão, pois mediu a força dele no governo. Zutin, embora titular da saúde, pouco é visto na pasta – costuma passar horas na Sama. Também não é afeito a atender telefones de secretários: apenas responde para Alaíde. Mesmo assim, dá as cartas no Paço.

BASTIDORES

Coro
Durante a sessão de ontem, vereadores de Mauá ecoaram discurso da prefeita Alaíde Damo (MDB) contra a FUABC (Fundação do ABC). A emedebista já considerou romper o contrato. Os parlamentares defenderam a contratação de outra OS (Organização Social) de saúde, questionando duramente os serviços prestados pela FUABC. O atual contrato foi firmado em 2015 e a entidade regional cobra dívida milionária de Mauá por atraso ou pagamento insuficiente das parcelas.

CPI da Furp – 1
A CPI montada na Assembleia Legislativa para apurar suspeitas de irregularidades na Furp (Fundação para o Remédio Popular) definiu ontem seu plano de trabalho e as missões que cada integrante terá durante sua execução. Deputado estadual por São Caetano, Thiago Auricchio (PR) foi escolhido relator da CPI e terá de confeccionar avaliação do contrato da Furp com a CPM (Concessionária Paulista de Medicamentos).

CPI da Furp – 2
“É um tema que pede um acompanhamento minucioso e rigoroso. Estamos falando do erário do Estado e de saúde pública. São assuntos que exigem nossa energia e dedicação, pois, contribuem diretamente com a qualidade de vida da população. Temos uma enorme missão pela frente, mas a certeza de que a CPI cumprirá à risca o seu papel fiscalizador”, declarou o deputado estadual Thiago Auricchio (PR).

Acolhida
Ex-vereador de São Caetano e ex-secretário executivo do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, Fabio Palacio (PSD) foi acolhido pelo governo de São Bernardo. Dizem que foi para a Fundação Criança, autarquia municipal.

Licença
A assessoria do vereador Willians Bezerra (PT), de Santo André, esclareceu o motivo pelo qual o petista pediu licença das funções por duas semanas. Ele está em tratamento de hérnia e apresentou atestado médico para a mesa diretora. Como ficará 14 dias fora, Willians não precisará dar lugar a seu suplente, Wagner Lima (PT).

Filiação
Na lista de novos filiados ao partido Novo está a ex-secretária de Esportes Marta Sobral. Ex-jogadora de basquete – inclusive da Seleção Brasileira –, ela comandou a pasta durante a administração de Carlos Grana (PT), entre 2013 e 2016. Pelo PDT, Marta foi candidata a vereadora em 2016 e recebeu 475 votos. Não há confirmação se, pelo Novo, Marta pleiteará cadeira na Câmara novamente. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.