Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Memória
>
COLUNA
Christiano Angeli vive

O benfeitor do bairro Assunção, o que trouxe o nome à antiga Linha Jurubatuba, falecido há 60 anos, foi lembrado no sexto encontro dos descendentes, na rua que leva o seu nome, a poucos metros da igreja Nossa Senhora Assunção, erigida em terreno por ele doado à Diocese de Santo André

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
03/12/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


Neste sexto encontro da família Angeli, que os antigos chamavam de “os Venessia”, uma novidade: Vanderlei Angeli, neto de Christiano Angeli, apresentou documentos que conseguiu na Itália falando das origens dos seus ancestrais.

Christiano nasceu no Núcleo Colonial de São Bernardo. Mas seus pais, e o irmão mais velho, Leone, vieram do Norte da Itália. O casamento de Luigi Felici Angeli e Celeste Paola Fabretti, pais de Cristiano, foi celebrado em 1882 na Paróquia de São Marco, Diocese de Concordia, em Pordenone.

Luigi e Celeste eram naturais de San Stino di Livenza e chegaram a São Bernardo poucos anos após a abertura do núcleo colonial, ainda no século XIX. Aqui nasceram Christiano, Caetano e Gijão, que, ao lado do primogênito Leone, formavam os Venessia, de tantas histórias revividas pelos descendentes, sábado último, na casa do pesquisador Vanderlei Angeli e de sua mulher, Silvana Demarchi Angeli.


HISTÓRIA

Luigi Angeli construiu em Ponte Alta, à beira do antigo Caminho do Mar, entre o Centro e Riacho Grande, uma capela para abrigar uma tela dedicada a Nossa Senhora Assunção, obra de um viajante que lhe pediu estadia.

Com a passagem da Via Anchieta, a capela precisou ser demolida e o filho de Luigi, Christiano, mudou para a Linha Jurubatuba, levando a tela da santa.

A tela inspirou o nome de bairro Assunção. A obra está preservada e mantida na paróquia do bairro.

Em 3 de dezembro de...

1919 – O Grupo Escolar do Distrito de Santo André iniciava os exames finais do ano.

Tramitava no Congresso Nacional projeto de lei pela construção da nova Capital Federal.

1959 – Licencia-se por 30 dias o prefeito Samuel Massei, de São Caetano; assume o vice, Lauro Garcia.

Em São Bernardo, pela Terceira Divisão de Profissionais, Sociedade Esportiva Irmãos Romano recebia o Lapeaninho.

Diário há 30 anos

Domingo, 3 de dezembro de 1989 – ano 32, edição 7239

Manchete – Explode uso de drogas em São Caetano

Política – Eleições presidenciais, 2º turno: Collor e Lula participam do primeiro debate nacional pela TV. Quatro grandes redes transmitiriam: Globo, Manchete, Bandeirantes e SBT. Será o primeiro na história brasileira entre dois candidatos à Presidência.

Comportamento – Groselha no chope é nova onda de verão.

Data – Sistema trólebus da região completa um ano de operação comercial. 

Comunicação

Em 1989, a TV ABC, canal 40, emissora em UHF de propriedade da Rádio Diário do Grande ABC, operava em caráter experimental. E ganhava uma vinheta de identificação, criação do designer Reginaldo dos Santos.

Ao mesmo tempo, a nova Diário AM 1300 procurava um nome para sua unidade móvel que todos os dias percorria a região prestando serviços de utilidade pública. 

Cartas com sugestões podiam ser enviadas à emissora, que estreava uma nova programação.

Hoje

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

Santos do dia

FRANCISCO XAVIER. Ou Francesco Saverio (Espanha 1506 – Japão 1552). Um dos fundadores da Companhia de Jesus. Patrono dos missionários católicos

Municípios brasileiros

Celebram aniversários em 3 de dezembro:

- Em São Paulo, Iguape. O quinto mais antigo município do Estado, depois de São Vicente, São Paulo, Cananeia e Mogi das Cruzes. Estabeleceu-se que a data de fundação de Iguape é 3 de dezembro de 1538, quando se separa de Cananeia.</CW>

- Na Paraíba, Alagoinha

- No Paraná, Bom Jesus do Sul, Conselheiro Mairinck, Doutor Ulysses, Rondon e Santa Inês

- Em Santa Catarina, Campo Belo do Sul

- No Mato Grosso, General Carneiro

- No Rio Grande do Norte, Nova Cruz e Severiano Melo

- No Rio Grande do Sul, Sobradinho

Fonte:IBGE.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.