Diarinho Titulo
Acampamento da amizade
Juliana Ravelli
Do Diário do Grande ABC
03/01/2010 | 07:09
Compartilhar notícia
Divulgação


Imagine um lugar em que adolescentes de 130 países podem trocar experiências sobre a cultura de diversas regiões do planeta: dois estudantes brasileiros tiveram essa sorte. Ana Carolina Sorgensrei, 16 anos, e Ricardo Sossella, 15, de Curitiba, foram escolhidos para participar do Friendship Camp (Acampamento da Amizade), que ocorreu em dezembro em Cingapura, na Ásia.

O evento, que reuniu cerca de 400 estudantes, foi promovido pelo comitê organizador dos Jogos Olímpicos da Juventude, que será realizado em Cingapura, em 2010. A seleção foi bem rigorosa. Além de praticar esportes, tinham de ter boas notas, bom comportamento e fluência em inglês. 

Ricardo conta que, em Cingapura, os dias eram cheios de atividades, com gincanas em equipe. "O trabalho em grupo é importante e muito mais difícil. Aprendi a dar mais valor às amizades", diz o garoto, que ficou impressionado com o povo daquele país e o respeito que tem com a natureza.

Ana aprendeu esgrima e tchuckball (parecido com handebol, mas no qual não se pode tocar no adversário). Eles também assistiram a palestras com atletas olímpicos, como os corredores jamaicanos Asafa Powell e Dexter Lee e o nadador australiano Michael Klim. "Lá aprendemos a respeitar outras culturas e a valorizar a nossa. Fiz amizade com gente de vários países. Trocamos endereços de e-mail e facebook", conta Ana.

Jogos teen

O Acampamento da Amizade antecede à realização dos primeiros Jogos Olímpicos da Juventude 2010, que serão realizados de 14 a 26 de outubro em Cingapura. Cerca de 3.000 atletas de 14 a 18 anos, de todo planeta, participarão do evento, criado em 2001 pelo COI (Comitê Olímpico Internacional).

A ideia é que as Olimpíadas teen ocorram a cada quatro anos. O local da próxima, em 2014, ainda não está definido. Antes disso, em 2012, ocorrerão os primeiros Jogos Olímpicos da Juventude de Inverno, na Áustria.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;