Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024

Palavra do Leitor
>
Palavra do leitor
Palavra do leitor
Do Diário do Grande ABC
13/01/2018 | 10:38
Compartilhar notícia


Manter a sanidade animal e vegetal, fundamental para nossa produção agropecuária, é um dos principais desafios da SAA (Secretaria de Agricultura e Abastecimento), o que é feito especialmente pela CDA (Coordenadoria de Defesa Agropecuária). E começamos 2018 com boas notícias, como o recorde no índice de vacinação da febre aftosa. É essencial que esse importante trabalho em prol da sanidade, que envolve prevenção, planejamento e cuidados, seja certificado internacionalmente. Porque os produtos agropecuários com sua sanidade certificada têm mercado garantido. Além disso, cuidar da saúde das plantas e dos animais significa cuidar também da saúde da população ao produzir alimento de qualidade, com saudabilidade – uma das principais diretrizes do governador Geraldo Alckmin para a nossa Secretaria de Agricultura.
Fazemos campanha permanente contra a febre aftosa, que há 12 anos não é registrada no Brasil e, há 20, no Estado – mostrando o compromisso do pecuarista com produção responsável. Os criadores de bovídeos sabem da importância da imunização para continuar produzindo, vendendo, gerando renda e agregando valor. É esse compromisso que ajudou a CDA a quebrar em 2017 o recorde de vacinação contra a doença durante a segunda etapa, realizada em novembro de 2017. Conseguimos vacinar nada menos do que 99,42% do rebanho paulista – total maior do que os 99,36% de 2016.
Foram vacinados 11.072.122 bovídeos. Os 64.166 que não tiveram vacinação informada ao sistema estão distribuídos em 3.045 propriedades rurais, que estão sendo notificadas pela Defesa Agropecuária. A vacinação é obrigatória e deixar de vacinar ou de comunicá-la sujeita o proprietário a multas. O rebanho paulista está distribuído em 130.537 propriedades rurais. Na etapa realizada em novembro, a vacinação foi obrigatória para todos os bovídeos, independentemente da idade. Durante a campanha, os técnicos fiscalizaram e assistiram a vacinação em total de 937 propriedades, acompanhando a imunização de 64.491 bovídeos.
Gostaria de agradecer muito aos produtores que se mobilizaram, porque a CDA precisa dessa colaboração, dessa parceria, que rende ótimos resultados, como este recorde. Além de agradecer também às nossas equipes da CDA, que garantiram esse sucesso. Isso nos dá mais condições e segurança para que deixemos de utilizar a vacinação. Os desafios continuam, a vigilância deve ser permanente. Mas nós temos seriedade, vontade de trabalhar e gente compromissada para vencê-los. Parabéns à equipe da CDA/SAA e aos produtores rurais que trabalharam pela sanidade agropecuária paulista!

Arnaldo Jardim é secretário da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e deputado federal PPS/SP (licenciado). 

Palavra do Leitor

Volta à Espanha

 Na terra do Rei Filipe VI, o dinheiro circula na mão sempre dos mesmos poderosos. Já o povo sobrevive apenas com o que ganha. E de olho no futebol, com seus grandes astros milionários. O queridinho do Brasil, Neymar Jr, irá para o Real Madrid. Desde pequeno o clube espanhol vem namorando o atacante brasileiro, antes até de sua chegada ao Santos FC. Para fazer frente ao Barcelona, dos sensacionais Lionel Messi, Andrés Iniesta, Suarez e tantos craques que ali estão. Como briga de irmãos. Não à toa, são os dois maiores clubes da Espanha, das últimas décadas, em relação a títulos e transações financeiras. Mas nesse comércio da bola, assim como Neymar e seus amigos, eles são apenas produtos de seus clubes famosos, mais por suas rendas do que por suas glórias no campo. E produtos da mídia, que potencializa simples jogadores em possíveis reis e heróis. Produto esse que é visto por seus clubes como fonte ainda maior de renda, onde o investimento de milhões lhes dá receita de bilhões. Além do status que dá a todos os participantes do jogo. 

Rafael Alves

 Santo André

Voto nulo 

 A análise política, a chamada estatística, é importante, porque remete a ciência e que não é ‘chutômetro’. Só que o nevoeiro que se estabeleceu no Brasil está difícil de banir. No momento, a tendência é a de o povo anular o voto. Mas, graças a Deus, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) ainda não abriu a época de propaganda eleitoral, então, até o dia 7 de outubro tudo pode acontecer. Inclusive nada!

Edson Rodrigues

 Santo André

Tragédia – 1 

 Referente à reportagem ‘Imprudência e falta de fiscalização matam 2 pessoas na Imigrantes’ (Setecidades, dia 11), a Polícia Militar informa que o policiamento rodoviário realiza diversas operações para coibir irregularidades como as citadas pela reportagem. Em 2017, somente na área do 1º Batalhão de Polícia Rodoviária, foram realizadas operações diárias de controle de velocidade que resultaram em cerca de 275 mil autuações por excesso de velocidade. A Polícia Civil acrescenta que o caso segue em investigação por meio de inquérito policial e procedimento disciplinar pela Corregedoria da Polícia Civil. O motorista do Mercedes-Benz foi preso em flagrante e o motorista de um segundo veículo envolvido no acidente, um Camaro, se apresentou na delegacia na quinta-feira, dia 11, e sua participação na ocorrência será investigada. Imagens de câmeras de segurança estão sendo analisadas, e os policiais buscam por testemunhas que possam auxiliar no esclarecimento do caso.

Secretaria da Segurança Pública

Tragédia – 2 

 O acidente trágico na Imigrantes prova mais uma vez a incompetência dos legisladores brasileiros (Setecidades, dia 11). Havia dois motoristas com carteira cassadas! Além das multas pesadas, os executivos do ‘pré-primário do trânsito’ colocaram o sistema de pontos. Com carteira cassada deve-se fazer curso e prova (também com alto custo). Esse sistema, de longe o mais severo do mundo, não resolveu nada. Ao contrário. Criou desobediência às leis. O trânsito no Brasil continua dos mais caóticos do planeta. O trabalhador não tem tempo para frequentar esses cursos e a maioria dos aposentados não tem dinheiro para pagar. A fábrica das multas anda a todo vapor em ruas e estradas que não merecem esses nomes, parecem mais escadas. Além disso, a sinalização está escondida, quando não existente. Há semáforos apagados e pessimamente sincronizados. O limite de velocidade é ridículo em vários pontos etc. 

Serge Rene Vandevelde

São Bernardo

Carga roubada 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.