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Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Palavra do Leitor
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Palavra do leitor
SAC necessita de maior atenção
Do Diário do Grande ABC
06/01/2018 | 09:48
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Produto ou serviço que veio ou foi efetuado da forma errada, atraso na entrega e nos prazos, problemas de pagamento ou relacionamento, não importa: o SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) é o primeiro requisito de cliente insatisfeito. E é justamente neste canal de comunicação tão primordial dentro da empresa que ocorrem as maiores crises e desgastes de relacionamento com os clientes. É como pingue-pongue de problemas que costumo chamar de ‘disk-estresse’. Por isso que bom atendimento telefônico faz toda a diferença nos resultados da sua empresa.

Todos já conhecem essa novela: primeiro, a gravação que lhe direciona ao atendente; o atendente que informa que esse problema não será resolvido ali e transfere a ligação; outro atendente que pede para ligar em outro número; e o outro número que deixa a música de fundo enquanto você aguarda na linha; os mesmos dados solicitados, o mesmo discurso da reclamação. Quando desligar, provavelmente já terá passado meia hora do seu dia e ainda assim o problema não será resolvido. Não à toa que os SACs de operadoras são os líderes de reclamação no Procon e no site Reclame Aqui.

Estudos indicam que 88% dos clientes preferem resolver solicitações com empresas e profissionais por telefone, sendo que 74% voltam a fazer negócio se os problemas forem resolvidos satisfatoriamente, e 26% deixam de contratar serviço ou de comprar por canal de atendimento ruim. Resumindo, empresa que não possui boa gestão de atendimento via telefone perde tempo, dinheiro e oportunidade de vender mais e melhor. Companhia com administração ruim nos serviços de SAC deixa o cliente com sensação de incapacidade ou incompetência, pois não possui domínio para prestar o suporte necessário. Além disso, como é comum no mundo corporativo, o PABX das empresas costuma ser terceirizado e o cliente fica de ‘espectador’, enquanto operadoras, técnicos, provedores e mantenedores – ou seja, os fornecedores dos serviços – brigam entre si, buscando culpados e jogando o cliente de um lado para outro.

A melhor solução para esse tipo de problema está em conceito inovador no mercado: a gestão unificada em telefonia. Ela consiste em cuidar de todas as operações do início ao fim, dedicando tempo exclusivamente para o bom atendimento do cliente e resolvendo-os rapidamente. Aliado às melhores tarifas é possível observar, em questão de meses, a redução dos custos para as empresas. Bom atendimento de SAC é sinônimo de economia, satisfação dos clientes e lucro no fim do mês. Pequenas atitudes podem trazer grandes resultados, e é importante não deixar que a sua telefonia caia nos altos índices de reclamações.

Robson Costa é diretor do Grupo Encanto Telecom.

Palavra do leitor

Boas-Festas

 O Diário recebe e retribui votos de Boas-Festas a Instituto Ipes; Wilma Maria de Moraes e Equipe; Luís Lima; Petronotícias; Liderroll – Soluções Permanentes de Engenharia; VivaCor Tintas; Elfe Ebco Systems; Mundiware – Tecnologia Editorial; Adoteumcidadão – Sou Comprometido; Ah Shoe; Minutk; Maria Passaretti e Seleção Antonio Vital; Rotary 8 de Abril; Luiz Antonio Novi; Camp SBC; Marcelo Camargo; Stella Maris; Ótica Estrela; Orlando Terapia; Fausto Cestari; Saddam Tattoo; Mattos Arquitetura; Andreia Médice; Colégio Abaco; Rose Campos; Rodolfo Saad; Paulo Reale; Ana Paula Dante; Leandra Gitana; Hospital Beneficência Portuguesa de São Caetano; Rubira; Lina Ker; Setrans (Secretaria do Estado dos Transportes); Rafael Murió; Ligia Estevam; Catarina Pawloski; Lu Bicineri; Silmara Conchão; Sonia Chiareli; Dani Carneiro; Valdir Tirapani; Rodrigo Atta; secretário de Segurança de Mauá coronel Paulo Barthazar; Ligia Serafim; BA Academia; Kelly Boscarioli; Lisley Daniele Pio Garcia; RP2 Sport MKT.

Prainha 

 ‘Aviso! Por causa de sua irresponsabilidade ou ignorância – ou pouco caso, e quem sabe tudo isso junto –, você está colocando em risco sua saúde e a de sua família. Caso venham adoecer pessoas que não têm nada a ver com isso, vocês ajudarão a pagar a conta.’ Estes são os dizeres que deveriam ser escritos pela Prefeitura de São Bernardo em placas ao longo da Prainha no Riacho Grande (Setecidades, dia 3). E mais: monitores levariam as pessoas para conhecer o tamanho do tubo de esgoto que despeja os dejetos in natura, na curva da margem esquerda da Prainha. Tem coisas que só no coice.

Nelson Mendes

 São Bernardo

 

Anchieta 

 Sobre a reportagem ‘Obras dificultam a vida de usuários que circulam pela Via Anchieta’ (Setecidades, dia 29), a Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) informa que acompanha e fiscaliza a sinalização no local desde o início das intervenções. Embora em momento algum tenha sido identificada deficiência que comprometesse a segurança dos usuários, foram feitas significativas melhorias nas condições da sinalização no local. Especificamente no km 22, foi realizado reforço da sinalização com dois painéis de mensagens, uma viatura e um homem bandeira na orientação. Além da sinalização regulamentar e obrigatória, os bloqueios e desvios também têm sido divulgados nos sites e Twitter tanto da concessionária quanto da Artesp, inclusive nos boletins da rádio web da agência. Por fim, reiteramos que obras dessa natureza geram alguns impactos durante a execução, mas com a entrega, prevista para maio de 2019, os usuários serão beneficiados com a ampliação significativa da fluidez e segurança no trecho.

Artesp

Nota da Redação – O Diário mantém as informações. 

Nacionalidade

 Somos informados de que o PCC recruta venezuelanos em penitenciária. Ora, estão contratando o povo errado. E como é que ficam os nossos 14 milhões de desempregados? Com ironia, por favor!

Luís Fernando Amaral

Laguna (SC)

Demorou

 A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, está pedindo a condenação de Gleisi Hoffmann e seu marido, Paulo Bernardo. Ora, nenhuma novidade! Na verdade, a maioria dos políticos já está condenada. Difícil mesmo é mandá-los para trás das grades. Conta outra, excelência!

Maria Elisa Amaral

 Capital

Lula em todas

 Quando o assunto é corrupção, Lula está em todas! Como das práticas de ilícitos durante e até após seu mandato no Planalto. Já condenado pelo juiz Sérgio Moro, e com mais seis ações nas costas, agora, a Força-Tarefa da Lava Jato investiga também se o ex-presidente se beneficiou com R$ 1 milhão, da Odebrecht, para complementar o orçamento do seu filme Lula, o Filho do Brasil, que custou R$ 12 milhões! E se for confirmada a denúncia, Lula corre sério risco de se igualar ao seu amigo corrupto Sérgio Cabral, ex-governador do Rio, que acumula a 20ª denúncia por recebimento de propina. Porém, dia 24, é mais do que provável que o demagogo ‘Lulinha paz e amor’, que ajudou a quebrar o Brasil, seja condenado em segunda instância e tenha a prisão decretada. 

Paulo Panossian

São Carlos (SP)




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