Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Terça-Feira, 23 de Abril de 2024

Parceria com municípios paulistas
Do Diário do Grande ABC
30/12/2017 | 12:09
Compartilhar notícia


Desde abril de 2017, a Secretaria da Cultura do Estado tem um lema: falar com todos. De lá para cá, não foram poucas as vezes em que foram recebidos artistas e produtores culturais dos mais diversos setores. Por meio dessa ampla quantidade de manifestações culturais, chegamos a todos os públicos. Essa variedade se fez presente nos projetos, entre eles a Virada Cultural Paulista, que se fortaleceu como o maior evento do Interior e Litoral de São Paulo, com 552 atrações em 22 cidades do Estado. O Circuito Cultural Paulista chegou à marca das 104 cidades contempladas, com 859 espetáculos para aproximadamente 141 mil pessoas, e o Viagem Literária atendeu 90 cidades e possibilitou o encontro de escritores com mais de 40 mil crianças e adolescentes.

Os editais do ProAC (Programa de Ação Cultural) são exemplos de ações que descentralizam a concessão de recursos. Em 2017, foram lançados 43 editais, distribuídos em 12 segmentos, com 416 prêmios – cerca de 11% a mais em relação a 2016. Desses editais, 50% são voltados para o Interior do Estado, Litoral e Grande São Paulo.

Para a área cinematográfica, assinei a resolução número 50, que formaliza e regulamenta o aporte de incentivo fiscal via empresas estatais ao Programa de Fomento ao Cinema Paulista. Essa resolução garante reserva de 3% do imposto devido da Sabesp.
Acreditamos – eu e o secretário adjunto Romildo Campello – que esta secretaria é parceira possível para aqueles que veem a Cultura como fundamental. Para ampliar a integração das ações da Pasta com o Interior, promovemos o primeiro Encontro de Dirigentes de Cultura do Estado de São Paulo, que reuniu cerca de 700 pessoas de 240 municípios paulistas. O diálogo continuou em mais três edições do encontro, na Capital e na cidade de Santos.

Destaco também o Projeto Guri e as Fábricas de Cultura, que atuam no contraturno escolar. O Guri atende cerca de 50 mil alunos anualmente, em 289 municípios do Estado de São Paulo, com 59 polos em centros de internação provisória da Fundação Casa. Não podemos esquecer do Conservatório de Tatuí, maior escola gratuita de ensino musical da América Latina, que garante a formação de instrumentistas populares e eruditos.

Encerramos 2017 com a retomada do Revelando São Paulo, realizado na Capital, para público de mais de 100 mil pessoas. Com o festival, fomentamos as culturas caiçara, tropeira, caipira, cigana, quilombola e indígena. Ao trazermos a Cultura paulista tradicional para ser vista e reverenciada, acreditamos fortalecer o lema do ‘falar com todos’ e contribuir para valorizar a história de São Paulo.</CW>

José Luiz Penna é secretário da Cultura do Estado de São Paulo. 

Palavra do Leitor 

Boas-Festas

O Diário recebe e retribui votos de Boas-Festas a Prefeitura de São Bernardo; Blue Tree Hotels; Editora Unesp; BSLatam e Equipe; HD Press Assessoria de Comunicação; Cassia Cunha; Marco Boni; Planin; Mariana Mirrha; Equipe Cão Sem Fome; Punto Comunicação; Lohmann; Idália Souto; Marcelo Lohmann; Tradaq – Conectando Negócios; UZN Mídia Digital; Paulo Renan; Júlia Guimarães; Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) Santo André; Rotary Club de Santo André; Acquaprata Eletrônicos Especiais Ltda; Fran Press Comunicação Corporativa; Frank Rogério; Editora Matarazzo; Thais Matarazzo; Fundacentro; deputado federal Antonio Carlos Mendes Thame (PSDB); Cláudia Brino; Equipe Luxfort; Geraldo Nunes e Família; Maria Aparecida Chitto dos Reis; ACSP (Associação Comercial de São Paulo); Silvana Borzi; Main Marketing Design; Luciene Reche; Fábio Leite e Equipe; Rafael Guerreiro; Leopoldina Batista; BRFire; Vivi Spinelli; Cecília Sfalsin; Cristiane Dorta; Criando Presentes; Flor e Amor; Fernando Lauria; Fabio Bolças; FB Imprensa; Sonia Chiareli; Adriana Mingorance; Vestire Rigor Trajes; Fundo Social de Solidariedade de Ribeirão Pires; Vet Store; Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Diadema; Walmir de Medeiros Lima; Luis Ricardo Davanzo; Carol Castelén; Grupo Armação; Kembali; SulAmérica; Clayton Freitas; Beth Fugas.

Perigoso

A empresa Bridgestone Firestone, em Santo André, mantém pneus a céu aberto! Olha que perigo de dengue e outras doenças! Quem passa de trem entre Capuava e Santo André pode ver centenas e talvez milhares de pneus enormes ‘no tempo’! Esses pneus, com essas chuvas, com certeza estão lotados, cheios d’água. Acredito que empresa desse porte, que faz campanha contra a dengue, chikungunya, entre outras, tem de tomar as devidas providências! É perigo para os funcionários e para a população de vários bairros próximos! Vamos tomar alguma atitude? José Eduardo Zago - Mauá


Novo tempo

Assim como outros moradores de Mauá, já não aguento mais esse empurra-empurra entre gestão atual e gestão passada. O fato é que a eleição acabou em outubro de 2016 e o prefeito Atila Jacomussi deveria assumir a responsabilidade de fato, não ficar olhando para o retrovisor e terceirizando a culpa a Donisete Braga. Se é coisa boa, foi o Atila quem fez; se for ruim, é herança do Donisete. Mauá não é bola para ficarem brincando de batata quente e passando um para o outro. Por que Atila não retribui e agradece a Donisete Braga pelos inúmeros equipamentos que ele deixou para serem entregues? Ah, claro, é coisa boa, então o mérito é da atual gestão. Enquanto isso, sofremos com aumento de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), taxa do lixo, falta de remédio nos postos, demitidos da Saúde que não foram pagos e muito mais. De quem é a culpa? É minha, sua e de quem não sabe votar. Viva ao novo tempo. Marcus Longo- Mauá.


Extraditado

E o senhor Henrique Pizzolato, do PT, não queria ser extraditado para o Brasil, devido às condições das prisões. Esqueceu do nosso Poder Judiciário? Haja! Tania Tavares - São Paulo 

Descentralização

Sobre a reportagem ‘Descentralização da farmácia de alto custo fracassa mais um ano’ (Setecidades, dia 27), o DRS (Departamento Regional de Saúde) da Grande São Paulo esclarece que orientou os municípios, na reunião da CIR (Comissão Intergestores Regional), dia 19, a analisar propostas de descentralização da entrega de medicamentos de alto custo em serviços já instalados nos municípios, como Poupatempos, para apresentação de parecer na primeira CIR de 2018 e análise técnica pelo DRS. Posto isso, é inadequado concentrar exclusivamente no Estado a responsabilidade pela medida. A Pasta tem prestado todo auxílio e, inclusive, organizou visita de técnicos a farmácias estaduais e municipais da região de Campinas que atuam no modelo descentralizado, que já ocorre em mais de 90% das cidades de São Paulo, que financiam integralmente suas unidades. O Estado arca com a aquisição das medicações e com o custeio da farmácia de alto custo do Hospital Mário Covas, em Santo André, e segue disposto a auxiliar o Grande ABC.

Secretaria do Estado da Saúde




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.