Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Terça-Feira, 23 de Abril de 2024

Questão de Emprego
>
Questão de emprego
Cuidados nas redes sociais
Vanessa Aguiar
Gerente de Recrutamento da Robert Half
17/07/2018 | 07:17
Compartilhar notícia


1 – Empresas e recrutadores pesquisam as redes sociais dos candidatos?
Hoje, pesquisar as redes sociais dos candidatos já faz parte da rotina dos recrutadores em um processo seletivo. A partir do momento em que o profissional faz parte do quadro de colaboradores de qualquer empresa, ele carrega em seu sobrenome a marca dela. Os profissionais devem pensar em si mesmos antes de emitir qualquer opinião polêmica em relação a qualquer assunto, já que sua credibilidade e reputação estão em jogo. A busca que os recrutadores fazem nas redes sociais dos candidatos também têm o objetivo de saber se os valores da pessoa vão de encontro aos valores que a empresa prega, e isso é imprescindível para uma boa contratação.

2 – Quais cuidados que os funcionários/candidatos devem ter ao usar suas redes sociais?
Independentemente do assunto que queira postar na sua rede social, se surge uma dúvida se deve postar ou não, uma boa opção é a estratégia do elevador, onde estar com pessoas desconhecidas em um lugar fechado até que chegue o andar que você deseja é sempre constrangedor. Ninguém sabe muito bem como se comportar – ou há o silêncio sepulcral ou conversas rasas sobre o clima. Então, antes de escrever qualquer coisa na rede social pense: ‘Se eu estivesse em um elevador com desconhecidos, eu falaria isso em voz alta?’. Se a resposta for ‘não’, não publique o comentário ou post. Isso porque quando é divulgada qualquer coisa na rede social não é possível prever a dimensão que isso tomará. Afinal, dificilmente alguém tem mais de 200 amigos próximos e confiáveis. Na verdade, a maioria nem sabe quem realmente está em sua rede. A questão é que, sim, somos vigiados o tempo todo e precisamos aprender a lidar com isso com inteligência.

3 – Como profissional, o que devo fazer para ter uma boa reputação on-line e o que devo evitar?
Evitar se envolver em temas relacionados a política, religião e expressar opiniões que possam ser consideradas preconceituosas são os principais assuntos que devem ser evitados. Para ter uma boa reputação também é preciso saber o que postar em cada rede social. Por exemplo, o LinkedIn não é a rede social para postar selfies. Por outro lado, conteúdos relacionados ao mercado de trabalho e postagens sobre vivências no segmento de atuação são vistos com bons olhos por recrutadores.

4 – As empresas podem demitir funcionários que postaram algo considerado polêmico?
As empresas podem demitir por não concordar com determinado posicionamento/opinião do funcionário, isso não só nas redes sociais, mas também no ambiente de trabalho. Os casos variam e vão de acordo com o entendimento de cada empresa, mas temos alguns casos que se tornaram conhecidos durante a Copa do Mundo, por exemplo.

5 – Quais direcionamentos sugere para um profissional usar as redes sociais sem ter problemas no trabalho?
As principais são: não exponha outras pessoas nos seus posts; não entre em discussões acaloradas sobre temas polêmicos; tenha cuidado com comentários e curtidas em posts de origem duvidosa, as fake news crescem a cada dia; cuidado com as palavras e as famosas hashtags que você usa. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.