Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024

Memória
>
Memória
Santo André e o esporte. Você pode participar. Esse projeto também é seu
Por Ademir Medici
18/06/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


 A Copa rola na Rússia. E Santo André sediará os 62º Jogos Regionais do Estado de São Paulo, primeira fase, de 3 a 14 de julho. Com uma atração extra: uma grande exposição denominada “Mostra Esportiva Andreense – Uma história a ser contada”. Participe.

A mostra terá fotografias, filmes, textos e objetos como taças, troféus e medalhas. Uma grande oportunidade de mostrar à população e às 28 cidades visitantes o extenso histórico do esporte andreense.

A exposição está sendo organizada. A página Memória do Diário participará. E você, leitor, pode estar presente. Afinal, somos todos esportistas. Envie aquela antiga foto do seu time, uma medalha conquistada nos jogos colegiais, uma revista que fale do esporte andreense. O e-mail é: esahistoria2018@gmail.com ; consulte o Facebook da Prefeitura para ter mais informações.

Repartições como o Museu de Santo André Dr. Octaviano Armando Gaiarsa, indústrias como a Pirelli estarão presentes.

Uma das ideias, informada pelo professor Luiz Antônio Domingos Prado, o Teco, da Secretaria de Esportes da Prefeitura, é reunir depoimentos dos esportistas, em vídeos de até um minuto e 30 segundos. Basta gravar e encaminhar na horizontal.

Da parte da página Memória, estamos reunindo material, em várias modalidades. E adiantamos as três primeiras fotos, anteriormente já publicadas, e que focalizam personagens e situações.

MOSTRA ESPORTIVA ANDREENSE
Uma história a ser contada
Data: de 4 a 8 de julho
Local: Complexo Esportivo Pedro Dell'Antonia
Prazo para envio do material: até 24 de junho
Informações: Secretaria de Esportes PMSA
Telefone: 4433-0520

O bandeirinha Adoniran
O trio de ouro do nosso futebol
O saudoso lago do Aramaçan

Desde 2003, há várias administrações públicas, Memória tem sugerido, sem êxito é bom salientar, que uma foto do trio defensor da Seleção Paulista seja transformada em pôster e colocada no Estádio Bruno José Daniel. Afinal, naqueles anos de guerra mundial, Santo André cedeu pela primeira e única vez três jogadores titulares a uma seleção. Até hoje a ideia do pôster não foi levada adiante.

Com esta exposição que o Teco está fazendo, quem sabe a ideia seja adotada. Oberdan Cattani do Palmeiras, Laurindo Furlani, o Piolin, do São Paulo, Pellegrino Begliomini do Corinthians. Os três moravam em Santo André. E várias vezes viajaram juntos, de trem ou de ônibus, para treinar em seus clubes.

O grande Adoniran Barbosa foi bandeirinha em Santo André. E é possível que tenha nadado no lago do Aramaçan. São imagens que Santo André poderia eternizar, a partir deste projeto municipal que chega em boa hora.

Diário há 30 anos
Sábado, 18 de junho de 1988 - ano 31, edição 6782

Manchete - Críticas à política salarial do governo derrubam ministro do Estado Maior das Forças Armadas, brigadeiro Paulo Roberto Camarinha.
Data - A festa dos 80 anos da imigração japonesa no Brasil inicia-se hoje.
Editorial - Arigatô, Japão!
São Caetano - Prefeitura inaugura a Escola Municipal Integrada Alice Pina Bernardes, no bairro Fundação.
Crônica (Guido Fidelis) - Um homem em confronto com a verdade.
Polícia - Um morto na fuga de presos em Mauá.

Em 18 de junho
1893 - Manoel José de Oliveira Catta Preta, vice-presidente do Conselho de São Bernardo, envia amplo relatório ao diretor geral da Instrução Pública do Estado sobre as condições de vida na região.
1908 - Chega a Santos o navio Kasato Maru, que trouxe os 781 primeiros imigrantes japoneses vinculados ao acordo imigratório entre o Brasil e o Japão.
1918 - A guerra. Do noticiário do Estadão: cerca de 60 divisões austríacas na frente italiana; os italianos contra-atacam. Restabelecem as suas linhas. Fazem 5.000 prisioneiros. Abatidos 42 aviões austríacos. A luta durará muitos dias.
1958 - A Casa da Lavoura de Santo André desenvolvia a Campanha da Horta Escolar. Ennio Andrade, engenheiro agrônomo, era o responsável pela repartição, regional, numa época em que o Grande ABC formava excelente cinturão verde.

Hoje
Dia do Químico
Dia do Imigrante Japonês

Santos do Dia
Marina
Amando de Bordéus
Isabel da Alemanha
São Gregório. Natural de Veneza. Foi bispo de Bergamo e Pádua.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.