Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024

Salário
Vanessa Aguiar
Gerente de recrutamento da Robert Half
20/02/2018 | 07:15
Compartilhar notícia


1 – Pedi aumento de salário, mas foi negado. Existem outros pontos que posso negociar com o meu gestor?

O ideal é conversar com o seu gestor para entender o motivo da negativa. Caso seja porque a empresa está passando por momentos de dificuldade econômica, esteja disposto a continuar o seu trabalho de maneira produtiva e esteja aberto para retomar a conversa quando a situação melhorar. Mas se a justificativa do gestor não tiver embasamento e o profissional não se sentir à vontade para continuar na empresa, ele pode e deve começar a procurar novas oportunidades que ofereçam o salário que ele deseja.

2 – Quando vale a pena aceitar um emprego com um salário menor?

Às vezes, uma remuneração menor do que o profissional julga ideal pode valer a pena se a companhia tem um bom plano de desenvolvimento de carreira. Para a tomada de decisão, o colaborador não deve levar em conta apenas a remuneração, é preciso pensar também nos objetivos que se pretende alcançar nos próximos anos. A localização da empresa também deve ser quesito a ser levado em consideração. Além do salário, há outros benefícios que são oferecidos pelas empresas, como ambiente de trabalho descontraído, auxílio educação ao colaborador e/ou aos filhos, flexibilidade de horário, entre outros. Dependendo da sua necessidade pessoal, vale a pena considerar a vaga.

3 – Minha remuneração está abaixo da que o mercado paga para a minha função, como posso pedir um aumento?

Se você pesquisou em fontes seguras e concluiu que, de fato, a sua remuneração está abaixo da que o mercado está pagando, é válido marcar uma conversa com o gestor. O funcionário deve apresentar suas justificativas de forma clara, mostrar conquistas na empresa que o façam merecer o aumento, defender sua opinião com argumentos sólidos e estar preparado para mostrar o próprio valor. Pode ser novas responsabilidades adquiridas nos últimos meses ou projetos que liderou ou participou e que foram bem-sucedidos.

4 – Como abordar o salário em uma entrevista de emprego?

Ter a pretensão salarial em mente é fundamental para quem busca uma nova oportunidade de trabalho. Mas o ideal é ir com calma ao abordar o assunto. Em primeiro lugar, o candidato deve estar preparado para falar de maneira aprofundada sobre suas habilidades, experiências e realizações profissionais. Espere o recrutador começar a falar sobre salário e, caso seja questionado sobre sua pretensão salarial ou o valor do salário atual, seja honesto.

5 – Posso falar o valor do meu salário para meus colegas de trabalho?

Compartilhar o salário com os colegas do trabalho não é recomendável. É possível que um profissional no mesmo cargo que o seu receba um salário diferente. Isso depende do tempo de casa, qualificações, habilidades, metas que cada um alcançou, histórico na empresa e mérito, por exemplo. O salário é muito confidencial e divulgar essa informação pode gerar desconforto entre os envolvidos. O ideal é sempre analisar quanto o mercado está pagando e quais são as suas qualificações e contribuições, e não se comparar com os demais funcionários da companhia.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.