Internacional Titulo
Coréias fazem acordo para evitar incidentes armados
Das Agências
06/08/2002 | 10:20
Compartilhar notícia


As autoridades militares da Coréia do Norte e da Coréia do Sul chegaram a um acordo nesta terça-feira para evitar incidentes armados entre ambos países, tal como ocorreu no final de junho passado, com uma violenta batalha naval frente à costa da península dividida, declarou um general americano.

Este acordo assinala uma etapa suplementar na distensão ocorrida há duas semanas entre Pyongyang e Seul, e seus aliados americanos e japoneses.

O acordo foi obtido entre militares do Comando das Nações Unidas (UNC), dirigido pelos americanos e encarregado de supervisionar os acontecimentos, depois da trégua vigente desde de o final da guerra da Coréia, em 1953, e norte-coreanos, na cidade fronteiriça de Panmunjom.

"Os representantes do UNC e da Coréia do Norte discutiram inúmeras medidas preventivas que compreendem novos procedimentos em termos de comunicação e também encontros regulares programados para evitar novos males-entendindos", indicou um comunicado da ONU.

"Os detalhes destas medidas serão debatidos em futuras reuniões", acrescentou.

O encontro de duas horas entre o general norte-norcoreano Ri Chan Bok e o general americano James Soligan teve como finalidade acalmar as tensões ocasionadas pelo incidente naval de 29 de junho, no Mar Amarelo.

Disparos entre barcos de ambos países deixaram quatro mortos e um desaparecido da marinha da Coréia do Sul. Do lado norte-coreanos, foram 13 mortos e 17 feridos.

"Estas discussões provam um avanço obtido pelo diálogo", declarou o general Soligan ao finalizar a reunião, que classificou como cheia de "um espírito de colaboração e de uma vontade comum para reduzir as tensões".

Em relação à fronteira norte no Mar Amarelo, onde ocorreram os incidentes de 29 de junho, Pyongyang pediu que "a linha ilegal, marcada unilateralmente pelos Estados Unidos" depois da guerra de 1950/1953, seja redefinida.

O UNC, por seu lado, protestou contra o incidente naval, classificado como provocação e violação do armistício, segundo um conjunto de jornalistas presentes.

Por outro lado, um sinal de boa vontade por parte de Pyongyang é que aceita participar dos Jogos Asiáticos, a competição mais importante do continente, organizada nesta oportunidade pela Coréia do Sul.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;